Infância, violência na escola: diálogos e contextos
Palavras-chave:
Violência Escolar, Diálogo, Contextualização, DocênciaResumo
Este artigo apresenta ana?lises de dados da pesquisa de graduac?a?o intitula- da Viole?ncia na Escola: Dia?logo e Contextos (/2012/2016). O objetivo geral e os objetivos especi?cos relacionam-se com o seguinte problema: E? pos- si?vel por meio do dia?logo e da contextualizac?a?o identita?ria, minimizar ou mesmo erradicar a viole?ncia na escola praticadas entre/contra crianc?as e/ ou adolescentes? Metodologicamente, a investigac?a?o se fundamentou em duas modalidades de pesquisa teo?rica e empi?rica. aplicou abordagem qua- litativa, tendo como me?todos procedimentos etnogra?cos e utilizado-se de te?cnicas de coleta de dados como entrevista semiestruturada e obser- vac?a?o participante. Os aportes teo?ricos que sustentaram esse estudo es- ta?o amparados em Abramovay (2002); Freire (1975); Gomes (2007); Galva?o (2008; 2010); 2003); Njaine e Minayo (2003); Noleto (2001) e Michaliszyn (2011). A viole?ncia na escola, segundo dados que coletamos, tem origem na viole?ncia social como um todo e a escola, em raza?o de sua condic?a?o social e histo?rica, torna-se por isso mesma tambe?m violenta. Nossa intenc?a?o, to- davia, foi demonstrar de que modo essa viole?ncia podera? ser minimizada e/ou erradicada.Downloads
Referências
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