Compreendendo o poder: reflexões sobre o “poder” como categoria analítica a partir da antropologia política
Palavras-chave:
Antropologia Política, Poder, Organização Social.Resumo
O presente artigo compila algumas reflexões sobre a noção de poder e como esta se configura como uma categoria analítica na área da Antropologia Política. Dessa forma, partimos da perspectiva histórica a fim de provocar reflexões sobre os “velhos insights” para pensar novas questões acerca de tal área. Além disso, foi possível ampliar a discussão sobre o poder como um conceito crucial da Antropologia Política e suas implicações para os debates sobre as noções de Estado e organização social. Por fim, retomamos as interseções do conceito de poder, assim como outras discussões do campo político. Desse modo, objetivamos evidenciar como tal debate nos possibilita compreender questões atuais nos campos em que trabalhamos na condição de antropólogos.Downloads
Referências
AGUIAR, Aline Neves. 2019. Amizade ou parentesco? Mecanismos sociais na ocupação de cargos comissionados em um município no interior de Pernambuco. Uma contribuição aos estudos antropológicos de “corrupção”. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
BOURDIEU, Pierre. 1989. Sobre o poder simbólico. In. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Lisboa: DIEFEL.
CLASTRES, Pierre. 2003. A sociedade contra o Estado. Pesquisa de antropologia política. São Paulo: Cosac Naify.
__________________. 2004. Arqueologia da violência: pesquisas de antropologia política. São Paulo: Cosac Naify.
FORTES, Meyer & EVANS-PRITCHARD, Edward Evan (org.). 1981. Sistemas políticos africanos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
GEERTZ, Clifford. 2008. A interpretação das culturas. 1. ed. 13. reimpr. Rio de Janeiro: LTC.
GRAEBER, David. 2009. Direct Action: an ethnography. Editora AK Press.
LEWELLEN, Ted. C. 1992. Political Anthropology: An Introduction. 2nd edition. Westport, CT and London: Bergin & Garvey.
RIBEIRO, Gustavo Lins. 2008. Poder, redes e ideologia no campo do desenvolvimento. In: Novos estudos. v. 80. p. 109-125.
SILVA, Whodson. 2019. O conto das quatro mil almas: uma etnografia do confronto de Indígenas e Quilombolas com a Central Nuclear do Nordeste. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
VELOSO, Caetano. Podres Poderes. 1984. Velô. Philips Records – LP.
WOLF, Eric. 2003. Encarando o poder: velhos insights, novas questões. In: FELDMAN-BIANCO, Bela; RIBEIRO, Gustavo Lins. Antropologia e Poder: Contribuições de Eric R. Wolf. Ed. Unicamp: São Paulo.