Movimentos sociais e educação infantil: dos caminhos históricos às conquistas e desafios atuais
Resumo
Este artigo delineia algumas reflexões sobre a contribuição dos movimentos sociais para o embasamento da construção dos direitos da educação brasileira, destacando as conquistas obtidas no campo da educação infantil. A partir das análises de Brym et al. (2006), Gohn (1994, 2000, 2011) e Rizzini (2000), realizamos algumas considerações quanto à caracterização dos movimentos sociais ocorridos no Brasil nas últimas décadas, frisamos a visibilidade da criança como sujeito de direitos e destacamos a importância dos movimentos sociais frente às conquistas da educação infantil asseguradas por documentos legais instituídos no período pós-redemocratização. Finalizamos o artigo com uma reflexão referente aos caminhos atuais quanto aos movimentos pela garantia dos direitos da educação infantil frente às novas discussões ancoradas pela sociedade.Palavras-chave: movimentos sociais, direitos da criança, educação infantil.Downloads
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Publicado
2016-02-12
Como Citar
Gava, F. A. C., & Sánchez, D. S. (2016). Movimentos sociais e educação infantil: dos caminhos históricos às conquistas e desafios atuais. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(7), 55–75. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/444
Edição
Seção
Artigos