RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO SOBRE FOTOSSÍNTESE FUNDAMENTADA NA TEORIA AUSUBELIANA
Palavras-chave:
Conhecimento prévio. Ensino fundamental. Aprendizagem significativa. Botânica. Fisiologia vegetal.Resumo
O trabalho apresenta o relato de uma experiência educativa sobre fotossíntese a luz da teoria ausubeliana. O objetivo foi contribuir para o ensino desse tema valorizando os conhecimentos prévios e relacionando estes aos novos conteúdos. Foi desenvolvido com 38 alunos das 6ª séries do ensino fundamental. Iniciou-se com o levantamento dos conhecimentos prévios e com os resultados destes foi elaborado um plano de ensino levando-se em conta esses conhecimentos. Organizou-se diferentes modos de instruir o conteúdo como aulas teóricas dialogadas, desenhos ilustrativos, atividades experimentais e pós-teste. Os resultados mostraram mudanças positivas e retrocessos no conhecimento do cotidiano com o conhecimento adquirido. O ocorrido indica que por meio das aulas dialogadas, os alunos tiveram a oportunidade de conferir seus conhecimentos prévios, frequentemente surgidos do seu cotidiano com os novos decorrentes da investigação realizada. As atividades experimentais desenvolvidas durante a intervenção foram organizadas em uma perspectiva construtivista, permitindo aos alunos entenderem os conceitos do tema partindo dos conhecimentos já existentes. Entretanto, observou-se também muito conhecimento superficial. Os alunos apresentaram compreensões ingênuas antes e ao finalizar o estudo impossibilitando um aprendizado eficaz. Talvez, o curto tempo destinado para o ensino-aprendizado não tenha sido suficiente para promover uma aprendizagem significativa da fotossíntese.Downloads
Referências
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