MUSEU E PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Palavras-chave:
Educação a Distância. Museu Virtual. PesquisaResumo
Como forma de aliar a tecnologia à pesquisa e resgatar a história local e a cidadania, este trabalho teve por objetivo criar um museu virtual do bairro com alunos do Ensino Médio. Discutimos as mudanças na educação com a chegada das tecnologias no cotidiano escolar, bem como o papel da escola e do professor junto a esta realidade, numa perspectiva de incentivar a pesquisa, a criatividade e autonomia, tomando o professor enquanto mediador do conhecimento. A educação a distância é proposta como uma alternativa pedagógica inovadora para a Educação Básica e como facilitadora para a interação entre os professores e alunos. A partir da memória coletiva foi possível construir o museu virtual e propor alternativas para explorar as tecnologias na educação. Foi realizado estudo de caso de abordagem exploratória e de natureza qualitativa. Para a criação do museu virtual do bairro utilizou-se o ambiente virtual de aprendizagem na plataforma Moodle. Os jovens foram motivados para a pesquisa escolar na perspectiva de formar cidadãos capazes de gerar transformações, descobrindo, compreendendo e recriando o mundo que lhes cercam.Downloads
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Publicado
2017-05-04
Como Citar
Souza, R. A. de L. e, Santos, M. S., & Morais, I. A. de L. (2017). MUSEU E PESQUISA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Educação E (Trans)formação, 2(1), 94–110. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1158
Edição
Seção
Artigos
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