OS JOGOS MATEMÁTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Ensino. Jogos matemáticos. Aprendizagem. Inovação.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo averiguar a partir de um questionário aplicado a duas professoras de uma escola pública, localizada na zona urbana, no município de Jucati, cuja finalidade é sabermos como estas profissionais trabalham e lidam com os jogos em suas práticas pedagógicas. Assim, o trabalho está organizado da seguinte forma: inicialmente apresentamos e defendemos os jogos como uma nova ferramenta de ensino, para em seguida, tecermos uma discussão sobre a importância e a utilização dos jogos matemáticos em contexto escolar, e por último, mostramos como se deu o processo de coleta dos dados do questionário, bem como trouxemos à tona a discussão desses dados. Para atingir esse objetivo, contamos com o apoio teórico-metodológico de Selva (2009), Lara (2004), Agranionih e Smaniotto (2002), Moura (1992), Grando (2000), Souza (2006) e Brasil (1998). O estudo aponta para a necessidade de se trabalhar com os jogos matemáticos em sala de aula como uma nova ferramenta de ensino que pode auxiliar os professores em suas práticas em contexto escolar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-05-04
Como Citar
Vicente, D. (2017). OS JOGOS MATEMÁTICOS EM CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Educação E (Trans)formação, 2(1), 68–78. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/1160
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR