O ESTUDO DAQUI É O MEDO DE LÁ: IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NOS LIVROS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
Lei 10.639/03. Livro Didático. Relações Étnico-Raciais. Educação.Resumo
O objetivo do artigo será o de apresentar as condições históricas, sociais e políticas que possibilitaram mudanças e permanências na representação da história e cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos após a declaração da lei 10.639/03. Considerando que o livro didático é um importante elemento no contexto escolar para o ensino de História e das demais áreas do conhecimento e decorridos 15 (quinze) anos da declaração da lei 10.639/03, buscamos verificar se houve transformações significativas nos livros didáticos referente a abordagem a história e cultura de povos africanos e afro-brasileiros. Buscamos analisar se visões reducionistas sobre os povos negros e africanos ou a ausência dessas populações nos livros didáticos foram superadas, de forma a ajudar desconstruir o processo de racialização, antes não discutido como preocupação importante na formulação de políticas educacionais nacionais.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer N.º: CNE/CP 003/2004. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, Brasília, 2004.
________. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Disponível em:http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 25 de setembro de 2017.
________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. MEC, SEF, 1997.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. Cortez editora, 2005.
BOURDIEU, Pierre. Espírito de Estado. Gênese e Estrutura do Campo Burocrático”. In: Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
DA MATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1984.
DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Revista Tempo 12.23 (2007): 100-122
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976).
JÚNIOR, Alfredo Boulos. História, sociedade & cidadania, 7º ano, [Schülerband]. FTD, 2009.
ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILLI, Chirley; DA SILVA, Paulo Vinícius Baptista. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e pesquisa, v. 29, n. 1, p. 125-146, 2003.
SCHMIDT, Mario Furley. Nova história crítica: ensino fundamental: 6a. série. Nova Geração, 1999.
SILVA, Ana Célia da. A desconstrução da discriminação no livro didático. In: Superando o racismo na escola, v. 2, p. 21-37, 2005.
SILVA, Regina Coeli Machado. Do Ipê Roxo na Cidade Nova: experiência etnográfica e aprendizagem situada. Etnográfica. Revista do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, v. 20, n. 1, p. 119-142, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR