CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Avaliação, ProfessorResumo
O presente estudo é resultado da análise realizada acerca do papel da avaliação da aprendizagem, a partir do discurso de professores da educação infantil de escolas da rede municipal e rede privada de ensino da região metropolitana do Recife-PE, estruturado através de inquietações fomentadas nos estágios durante o curso de Pedagogia. Através de entrevistas semiestruturadas, caracterizou-se a avaliação da aprendizagem para os professores, as tendências avaliativas e as influências da avaliação da aprendizagem para o desenvolvimento das crianças. Os resultados sugeriram que a avaliação da aprendizagem assume um papel primordial no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil, sendo esta um elemento contínuo no cotidiano docente. A avaliação neste contexto contribui para que o docente conheça seu estudante, favorece a compreensão de possíveis dificuldades de aprendizagem, além de contribuir para reorientar a prática do profissional.Downloads
Referências
BARDIN, L. (2006). Análise de conteúdo. (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977).
BASSEDAS, E. HUGUET, T. SOLÉ, I. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998, vol. 1, 2 e 3.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, 1996.
ESTEBAN, T. M. Escola Currículo e Avaliação. São Paulo: Cortez, 2003. – 3. ed. – (Série cultura, memória e currículo: v. 5).
HAYDT, C. R. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem. Editora: Àtica, 1997.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação - mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 41°ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1992.
___________. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação e realidade, 2001.
___________. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre. Editora: Mediação, 2012.
KRAMER, Sônia. (org.). PEREIRA, C. B. A, OSWALD, B. M. L. M e ASSIS, R. (col.). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. 14. Ed. São Paulo: Àtica, 2009.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2. Ed. 2005.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR