ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA CARTILHA EDUCATIVA: UM ESTUDO SISTEMÁTICO DO PODER DAS PLANTAS CURATIVAS

Autores

  • Amanda Cordeiro de Melo Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carla Maria Oliveira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Geyvson Carlos Barbosa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Graziele Maria da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ivan Gabriel de Santana Venâncio Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marcela Barbosa e Silva Vasconcelos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Silvânia Santana Meireles Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Robson Ugo Ferreira Souza Filho
  • Ednilza Maranhão dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Ferramenta Didática. Tecnologia Educacional.

Resumo

O poder curativo das plantas é tão antigo quanto o aparecimento da espécie humana na Terra. No Brasil, grande parte da população ainda se utiliza de práticas complementares para cuidar da saúde, como o uso das plantas medicinais, empregada para aliviar ou mesmo curar algumas enfermidades. O uso de cartilhas educativas com designer inovador e leitura atrativa contribui para a melhoria do conhecimento e da promoção do autocuidado. O objetivo do trabalho é descrever o processo de construção de uma cartilha pra crianças, com o intuito de explanar e valorizar as plantas com poderes curativos. Para elaboração da cartilha, houve a pesquisa do conteúdo, conforme literatura pertinente. Posteriormente utilizou-se o Google, buscando a expressão-chave “plantas que curam”, e foram selecionados blogs e vídeos sobre o tema. Por conseguinte, ocorreu a criação de imagens e seleção de cores e letras, optando-se pela imagem gráfica em formato de desenho. Por fim, realizou-se a diagramação da cartilha e composição do layout. Na perspectiva da construção do conhecimento e a fim de proporcionar uma leitura ativa e interativa, a cartilha possui jogo, glossário e dicas. Tais estratégias acrescentam o lúdico e potencializam o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o prazeroso e desafiador, além de fornecer feedback ao conteúdo explanado.

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Publicado

2020-12-29 — Atualizado em 2020-12-29

Versões

Como Citar

Souza, A. C. de M., da Silva, C. M. O., Barbosa, G. C., da Silva, G. M., Venâncio, I. G. de S., Vasconcelos, M. B. e S., Meireles, S. S., Souza Filho, R. U. F., & dos Santos, E. M. (2020). ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA CARTILHA EDUCATIVA: UM ESTUDO SISTEMÁTICO DO PODER DAS PLANTAS CURATIVAS. Educação E (Trans)formação, 5(2), 34–47. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3705

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Artigos