ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA CARTILHA EDUCATIVA: UM ESTUDO SISTEMÁTICO DO PODER DAS PLANTAS CURATIVAS
Keywords:
Ensino de Ciências. Ferramenta Didática. Tecnologia Educacional.Abstract
O poder curativo das plantas é tão antigo quanto o aparecimento da espécie humana na Terra. No Brasil, grande parte da população ainda se utiliza de práticas complementares para cuidar da saúde, como o uso das plantas medicinais, empregada para aliviar ou mesmo curar algumas enfermidades. O uso de cartilhas educativas com designer inovador e leitura atrativa contribui para a melhoria do conhecimento e da promoção do autocuidado. O objetivo do trabalho é descrever o processo de construção de uma cartilha pra crianças, com o intuito de explanar e valorizar as plantas com poderes curativos. Para elaboração da cartilha, houve a pesquisa do conteúdo, conforme literatura pertinente. Posteriormente utilizou-se o Google, buscando a expressão-chave “plantas que curam”, e foram selecionados blogs e vídeos sobre o tema. Por conseguinte, ocorreu a criação de imagens e seleção de cores e letras, optando-se pela imagem gráfica em formato de desenho. Por fim, realizou-se a diagramação da cartilha e composição do layout. Na perspectiva da construção do conhecimento e a fim de proporcionar uma leitura ativa e interativa, a cartilha possui jogo, glossário e dicas. Tais estratégias acrescentam o lúdico e potencializam o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o prazeroso e desafiador, além de fornecer feedback ao conteúdo explanado.Downloads
References
ALTET, M. As pedagogias da Aprendizagem. In: Coleção Horizontes Pedagógicos. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
BRAGA, J. Objetos de aprendizagem: introdução e fundamentos. Santo André: UFABC, 2014.
BRANCO, E. P.; ROYER, M. R.; BRANCO, A. B. G. A abordagem da Educação Ambiental nos PCNS, nas DCNS e na BNCC. Nuances: Estudos sobre Educação, v. 29, n. 1, p. 185-203, 2018.
CABELLO, K. S. A.; MORAES, M. O. Como uma cartilha para falar em hanseníase transformou-se em história em quadrinhos. Revista Ciências & Ideias, n. 1, v. 1, p. 87-92, 2010.
CARUSO, F.; CARVALHO, M.; SILVEIRA, M. C. Uma proposta de ensino e divulgação de ciências através dos quadrinhos. In: Ciência & Sociedade, 2002.
CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C. A. A utilização de Recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, 2009. Anais do I SINECT.
CASTELLAR, S. M. V. A formação de professores e o ensino de geografia. Terra Livre, n. 14, p. 51-59, 1999.
CAVAGLIER, M. C. S.; MESSEDER, J. C. Plantas Medicinais no Ensino de Química e Biologia: Propostas Interdisciplinares na Educação de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 1, 2014.
FONSECA, G.; CALDEIRA, A. M. A. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p.70-92, 2008.
MACIEL, A. M. M.; PINTO, A. C.; VEIGAR JR., V. F. Plantas Medicinais: a necessidade de estudos multidisciplinares. Química Nova, v. 25, n. 3, p. 429-438, 2002.
MARTEIS, L. R., MAKOWSKI, L. S.; SANTOS, R. L. C. Abordagem sobre dengue na educação básica em Sergipe: análise de cartilhas educativas. Scientia Plena, v. 7, n. 6, 2011.
MIRANDA, R. R.; MENDES, R. M. S.; BONILLA, O. H.; PANTOJA, L. D. M.; CHAVES, B. E. Desvendando a vegetação do Parque Botânico Estadual do Ceará através de uma cartilha educativa. Revista Brasileira de Biociências, v. 15, n. 2, 2017.
PEIXOTO, J.; ARAÚJO, C. H. S. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Revisão & Síntese, v. 33, n. 118, 2012.
RABELO, R. C.; GUTJAHR, A. L. N.; HARADA, A. Y. Metodologia do processo da elaboração da cartilha educativa “o papel das formigas na natureza”. Enciclopédia Biosfera, n. 21, v. 11, p. 2769-2777, 2015.
SANTOS, M. C. A importância da produção de material didático na prática docente. In: Congresso Brasileiro de Geógrafos, 7, 2014. Vitoria/ES, 2014. Anais do VII CBG.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, v. 17, p. 49-67, 2015.
SENNA, S. N., SILVA, M. V. & VIEIRA, M. R. 2006. Uso de cartilha com atividades lúdicas como material complementar para o ensino e aprendizagem de doenças parasitárias. In: ENCIVI - Encontro das Ciências da Vida, 6, Ilha Solteira, SP, 2012. Anais Ilha Solteira.
SILVA, P.B.; AGUIAR, L.H.; Medeiros, C.F. O Papel do Professor na Produção de Medicamentos Fitoterápicos. Revista Química Nova na Escola, n. 11, p. 19-23, 2000.
SILVA, M. A. S.; SOARES, I. R.; ALVES, F. C.; SANTOS, M. N. B. Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piauí. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 7, Palmas, 2012. Anais do VII CONNEPI.
SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM, Maringá, 2007.
VIEIRA, V.; BIANCONI, M. L.; DIAS, M. Espaços não-formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, n. 4, v. 57, 2005.
Downloads
Published
Versions
- 2020-12-29 (2)
- 2020-12-29 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Amanda Cordeiro de Melo Souza, Carla Maria Oliveira da Silva, Geyvson Carlos Barbosa, Graziele Maria da Silva, Ivan Gabriel de Santana Venâncio, Marcela Barbosa e Silva Vasconcelos, Silvânia Santana Meireles, Robson Ugo Ferreira Souza Filho, Ednilza Maranhão dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR