ENSINO DA PERCUSSÃO NO SISTEMA REMOTO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Fernando Antônio Ferreira Souza Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical - Governo de Pernambuco
  • Leudysvania Lima Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE) https://orcid.org/0000-0003-3366-4025

Palavras-chave:

Ensino remoto, Aprendizagem musical colaborativa, Tecnologias digitais

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar processos de aprendizagem musical colaborativa a partir de experiência no ensino remoto desenvolvida em tempos de pandemia decorrente da COVID-19 entre março de 2020 e início de 2021. Nesta abordagem, sob formato de relato etnográfico de experiências embasadas, considerou-se a importância da motivação dos alunos do curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Ceará/Campus Sobral (UFC-Sobral) para aprender as práticas de percussão utilizando as tecnologias digitais em formato remoto. O aporte metodológico que engendra este constructo foi construído a partir de discussões sobre a aprendizagem colaborativa da percussão; auxílio de tecnologias digitais livres; e a utilização de recursos exemplificativos-demonstrativos das práticas de percussão, tais como: vídeos e podcasts. A iniciativa de transformar utensílios do cotidiano em instrumentos de percussão e desenvolver o ensino-aprendizagem da música a partir dos recursos dispostos pelo meio, se configuram como tradutores de uma práxis pedagógica, já que visa ultrapassar os limites e os desafios do contexto remoto e influir na motivação dos alunos.  Como resultados dessa experiência, foi apreendido que a pandemia fez emergir arenas adversas da realidade comum de escolas e universidades para aprendizagem de música, já que acionou novas demandas e outras formas de desenvolvimento das práticas didático-pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antônio Ferreira Souza, Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical - Governo de Pernambuco

Doutor e Mestre em Ciências Musicais - ETNOMUSICOLOGIA - pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor II - nível 1a - matrícula 197.102-6 do Governo do Estado de Pernambuco das disciplinas Bateria e Percussão Popular. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ETNOMUSICOLOGIA (Pesquisador) e MÚSICA ARTÍSTICA (Baterista e Percussionista) com inscrição na OMB sob nº 6.062. Faz parte do Grupo de Estudos do Núcleo de Etnomusicologia do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco coordenado pelo Doutor Carlos Sandroni, do Grupo de Investigadores (colaborador) do INET-md - Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa presidido pela Doutora Salwa El-Shawan Castelo-Branco, e compõe o Grupo de Pesquisas em Etnomusicologia da UFPR coordenado pelo Doutor Edwin Pitre Vásquez. Músico percussionista com experiência em ritmos tradicionais do Nordeste Brasileiro. Baterista, compositor e arranjador. 

Leudysvania Lima, Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE)

Mestranda em Educação pelo Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Atuou como professora na Educação Infantil (2016-2017) e no Fundamental I (2018-2019). Foi bolsista do Projeto de Extensão "Relações de Gênero na Escola" (2017-2018) e do Programa Residência Pedagógica (2019). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3366-4025

Referências

ARNOLD, Lynette S.; WALKER, Richard A. Co-constructing classroom environments that improve academic outcomes. In: TOWNDROW. Phillip A; KOH, Caroline; SOON, Tan H. (Eds.). Motivation anda practice for the classroom. Amsterdam: Sense Publishers, 2008. p.164-184.

BAUMAN, Zygmunt.. De peregrino a turista, o una breve historia de la identidad. Cuestiones de identidad cultura! / compilado por Stuart Hall y Paul duGay.-la ed.- Buenos Aires : Amorrortu, 2003. p40-68.

BRUFFE, Kenneth A. Collabotative Learning: higher education, interdependence and the authority of knowledge. Baltimore: John Hopkins University Press, 1993.

BZUNECK, José A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. In: BORUCHOVITCH, Evely.; BZUNECK, José A. (Orgs.) A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporanea. 4a ed. Petropolis: Vozes, 2009. p.9-35

CERNEV, Francine K. Aprendizagem musical colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: motivação dos alunos e estratégias de aprendizagem /Francine KemmerCernev. UFRGS. Porto Alegre, 2015.

DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Levels of analysis, regnant causes of behavior, and well-being: The role of psychological needs. Psychological Inquiry, v.22, p17-22, 2011.

DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. Self-Determination Theory: a macrotheory of human motivation, development, and health. Canadian Psychology, v.49, n. 3, p182-185, 2008 b.

DECI, Edward L.; RYAN, Richard M. The “what” and “why” of goal pursuits: human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, v.11, n. 4, p227-268, 2000.

DILLENBOUNG, Pierre; SCHNEIDER, Daniel. Collaborative learning and the internet. 1995. Documento online. Disponivel em: «http://tecfa.unige.ch/tecfa/research/CMC/colla/iccai95_1.html»

DROTNER, Kirsten. Informal Learning and Digital Media: Perceptions, Practices and Perspectives. In: Kirsten DROTNER; Hans Siggaard JENSEN; Kim Christian SCHODER (Eds.). Informal Learning and Digital Media. United Kingdon: Cambridge Scholars Publishing, 2008. p.10-28.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994

GREIFFENHAGEN, Christian. Making rounds: The routine work of the teacher during collaborative learning with computers. The International Journal of Computer- Supported Collaborative Learning (ijCSCL). V.7, n.1, p.11-42, 2012.

IBIAPIANA, Ivana Maria Lopes de Melo (Org.). Formação de professores: texto & contexto. Belo Horizonte; Autêntica, 2007.

OLIVEIRA, L. C.; GOLDENBERG, R.; MANZOLLI, J. Percepção de instrumento musical sintético construído por modelo experimental. In: SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS - SIMCAM, 4., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: SIMCAM, 2008. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2010.

OTSUKA, J., TAROUCO, L.. Proposta de um sistema de apoio à aprendizagem colaborativa baseado na WWW ,VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São José dos Campos, 18-20, Novembro de 1997.

ROSCHELLE, Jeremy; TEASLEY, Stephanie. The construction of shared knowledge in collaborative problem solving. In: O’Malley, C. (Ed). Computer-supported Collaborative Learning. New York: Springer-Verlag, 1995. p.69-97.

SCHAFER, Murray R. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 1991.

STAHL, Gerry;KOSCHMANN, Timothy; SUTHERS, Dan. Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. Cambridge handbook of the learning sciences, 2006.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003

VERDEJO, M. Felisa. Interaction and collaboration in distance learning through computer mediated technologies. In T.T. Liao (Ed.). Advanced educational technology: Research issues and future technologies. Berlin: Springer-Verlag, 1996.p.77-88.

VYGOTSKY, Lev S. Pensamento e linguagem. São Paulo: ;Artins Fontes, 1989.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

WECHSLER. S. M. A educação criativa: possibilidade para descobertas. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001, p. 165-170.

Downloads

Publicado

2021-11-01

Como Citar

Souza, F. A. F., & de Sousa Lima Gadelha, M. L. (2021). ENSINO DA PERCUSSÃO NO SISTEMA REMOTO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Educação E (Trans)formação, 6, 64–78. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/4657

Edição

Seção

Artigos