ENSINO DA PERCUSSÃO NO SISTEMA REMOTO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Ensino remoto, Aprendizagem musical colaborativa, Tecnologias digitaisResumo
O presente artigo se propõe a apresentar processos de aprendizagem musical colaborativa a partir de experiência no ensino remoto desenvolvida em tempos de pandemia decorrente da COVID-19 entre março de 2020 e início de 2021. Nesta abordagem, sob formato de relato etnográfico de experiências embasadas, considerou-se a importância da motivação dos alunos do curso de licenciatura em música da Universidade Federal do Ceará/Campus Sobral (UFC-Sobral) para aprender as práticas de percussão utilizando as tecnologias digitais em formato remoto. O aporte metodológico que engendra este constructo foi construído a partir de discussões sobre a aprendizagem colaborativa da percussão; auxílio de tecnologias digitais livres; e a utilização de recursos exemplificativos-demonstrativos das práticas de percussão, tais como: vídeos e podcasts. A iniciativa de transformar utensílios do cotidiano em instrumentos de percussão e desenvolver o ensino-aprendizagem da música a partir dos recursos dispostos pelo meio, se configuram como tradutores de uma práxis pedagógica, já que visa ultrapassar os limites e os desafios do contexto remoto e influir na motivação dos alunos. Como resultados dessa experiência, foi apreendido que a pandemia fez emergir arenas adversas da realidade comum de escolas e universidades para aprendizagem de música, já que acionou novas demandas e outras formas de desenvolvimento das práticas didático-pedagógicas.Downloads
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