RETORNO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): MOTIVOS E DESAFIOS

Autores

  • Gustavo Henrique Ferreira Espinhara UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO
  • Maria José Gomes Cavalcante

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Sujeitos. Retorno. Permanência na escola.

Resumo

A pesquisa apresentada teve por objetivo investigar os motivos de retorno e de permanência de estudantes uma turma da Fase II da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa e de campo, realizada em uma escola pública de ensino fundamental da Rede Municipal de Garanhuns – PE. Teve como participantes sete alunos da modalidade, com os quais realizamos uma entrevista semiestruturada. Os dados obtidos na coleta foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo, conforme Bardin (2004). Os resultados da pesquisa indicam que, os alunos retornam à escola por questões relacionadas ao trabalho; à conquista da autonomia e o aprendizado. No que diz respeito a motivos de permanência na escola, os resultados apontam uma relação entre: (1) a prática  realizada pela professora, desde as  atividades até a relação afetiva que mantem com seus alunos; (2) os objetivos pessoais que os alunos visam alcançar por meio da escola: melhorias no trabalho e na sua autonomia enquanto cidadão.

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Referências

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Publicado

2021-12-11

Como Citar

Ferreira Espinhara, G. H., & Gomes Cavalcante, M. J. (2021). RETORNO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): MOTIVOS E DESAFIOS. Educação E (Trans)formação, 6, 79–95. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/4718

Edição

Seção

Artigos