RETORNO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): MOTIVOS E DESAFIOS
Keywords:
Educação de Jovens e Adultos. Sujeitos. Retorno. Permanência na escola.Abstract
A pesquisa apresentada teve por objetivo investigar os motivos de retorno e de permanência de estudantes uma turma da Fase II da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa e de campo, realizada em uma escola pública de ensino fundamental da Rede Municipal de Garanhuns – PE. Teve como participantes sete alunos da modalidade, com os quais realizamos uma entrevista semiestruturada. Os dados obtidos na coleta foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo, conforme Bardin (2004). Os resultados da pesquisa indicam que, os alunos retornam à escola por questões relacionadas ao trabalho; à conquista da autonomia e o aprendizado. No que diz respeito a motivos de permanência na escola, os resultados apontam uma relação entre: (1) a prática realizada pela professora, desde as atividades até a relação afetiva que mantem com seus alunos; (2) os objetivos pessoais que os alunos visam alcançar por meio da escola: melhorias no trabalho e na sua autonomia enquanto cidadão.Downloads
References
ARROYO, M. G. Educação de Jovens-Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In. SOARES, L., GIOVANETTI, M. A. & GOMES, N.L. Diálogos na educação de jovens e adultos. . – 4 ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
ARROYO, M. G. Educação de Jovens-Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In. SOARES, L., GIOVANETTI, M. A. & GOMES, N.L. (Orgs.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edições 70 LDA, 2004.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasil, 1996.
CRUZ, A. P. V. e CRUZ, M. F. V. Os motivos que levam os estudantes da EJA a permanecerem na escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. UFPE, 2016.
D’ANDREA, F.F. Desenvolvimento da personalidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
GALVAO, A. M. de O.; DI PIERRO, M. C. Preconceito contra o analfabeto. SP: Cortez Editora, 2013
GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.
MILETO, L. F. M. "No mesmo barco, dando força, um ajuda o outro a não desistir" - Estratégias e trajetórias de permanência na Educação de Jovens e Adultos. 2009. 216 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.
OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, V. M. Educação de Jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Mercado das Letras, São Paulo: Ação Educativa, 2001.
OLIVEIRA, Paula C. S. ALFABETIZANDOS/AS NA EJA: As razões da permanência nos estudos. 2011. Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Educação. Belo Horizonte. UFMG, 2011.
PAIVA, V. P. Educação popular e Educação de Adultos/ Contribuições à história da educação brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1973.
PRADO, Di P. F.; REIS, S. M. A. O. Educação de jovens e adultos: o que revelam os sujeitos? In: Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP – Campinas, 2012.
VÓVIO, C. L. Formação de educadores de jovens e adultos: a apropriação de saberes e práticas conectadas à docência. In: DALBEN, Ângela
et al. Coleção didática e prática de ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Gustavo Henrique Ferreira Espinhara, Maria José Gomes Cavalcante
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR