O currículo de Sociologia em Mato Grosso do Sul: aspectos e tendências
Palavras-chave:
Currículo de Sociologia, Ensino Médio, Mato Grosso do SulResumo
Esse artigo busca identificar as tendências e aspectos que formam o currículo de Sociologia na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, a partir de análise bibliográfica. Considerando que o currículo é instrumento norteador de conteúdos e temáticas abordadas na disciplina de Sociologia nas escolas estaduais de ensino médio, tratou-se de analisar os temas e assuntos que formam o referencial curricular de Sociologia, presente durante os três anos da etapa do ensino médio. Nesse sentido, foram reunidos o referencial curricular de Sociologia, formulado a partir da BNCC, e colocado em vigor no ano de 2021. Em análise com referências bibliográficas, observa-se que o currículo de Sociologia de Mato Grosso do Sul é marcado por uma extensão de temas contemporâneos nacionais e internacionais, possibilitando observar a relação com a ideia de educação política na atualidade, as questões étnico-raciais que são fundantes para o estado e o país, além da formação da identidade sul -mato-grossense. Com a análise sobre o currículo de Sociologia, percebemos a compreensão dos temas e objetos de estudo sociológico na atualidade regional e nacional, o papel da Sociologia enquanto disciplina escolar, os desafios de estabelecer as temáticas sociológicas que formam um currículo escolar e a importância da Sociologia para analisar e compreender questões sociais de um próprio estado e país a partir do espaço de socialização e construção dos saberes que é a escola.Downloads
Referências
ASSIS, J. H.; ANDRADE, H. Patrimônios materiais e imateriais na cultura sul mato-grossense. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), v. 21, n. 01, p. 22, 24 jun. 2021.
BODART, Cristiano Das Neves; FEIJÓ, Fernanda. Ciências Sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 219-234, 14 abr. 2020.
BODART, Cristiano Das Neves; LOPES, Gleison Maia. A Ciência Política nas Propostas Curriculares Estaduais de Sociologia para o Ensino Médio. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Vol.1, nº.1, p. 131-152. Jan./Jun. 2017.
DAHER, Hélio Queiroz; SANTOS, Davi de Oliveira; WILHELMS, Marcia Proescholdt (Orgs). Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul: Ensino Médio e Novo Ensino Médio. Organizadores Campo Grande - MS : SED, 2021. (Série Currículo de Referência; 2).
FIORELLI SILVA, I. L.; ALVES NETO, H. F. O processo de elaboração da base nacional comum curricular (BNCC) no Brasil e a Sociologia (2014 a 2018). Revista Espaço do Currículo, v. 13, n. 2, p. 262-283, 20 abr. 2020.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade e Curriculo. In: BEAUCHAMP, Janete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aracélia Ribeiro do. (Orgs.). In: Indagações sobre o currículo. MEC, Brasilia, 2008.
GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, Marta Claudiane. Diversidade em contexto educativo: práticas desenvolvidas por uma escola pública sul mato-grossense. Cadernos Cajuína, V. 5, N. 1, 2020, p. 127-147.
HENNIGEN, Inês. A contemporaneidade e as novas perspectivas para a produção de conhecimentos. Cadernos de Educação, Universidade Federal de Pelotas: 191 - 208, julho/dezembro 2007.
LEAL, Sanderson Pereira; SILVA, Walter Guedes da. Educação, currículo e diferenças: uma análise dos povos indígenas na educação escolar do Mato Grosso do Sul, Brasil. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 77, p. 51-69, dez. 2020.
LOPES, Francisco Willams Ribeiro. (Des)continuidades na política de um currículo nacional: a Sociologia nos arranjos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. Revista de Ciências Sociais — Fortaleza, v. 52, n. 1, mar./jun., 2021, p. 245–282.
OLIVEIRA, Amurabi. O currículo de Sociologia na escola: um campo em construção (e disputa). Revista Espaço do Currículo, v. 6, n. 2, 26 out. 2013.
PERBONI, F., MILITÃO, A. N., FIGUEIREDO, C. R. de S., & DI GIORGI, C. A. G. (2018). Implicações da Reforma do Ensino Médio para o currículo da Rede Estadual do Estado de Mato Grosso do Sul. Imagens da Educação, 8(3), e40637.
SANTOS, L. B. dos. (2021). Práticas educativas antirracistas no currículo de sociologia do ensino médio: Revista Espaço Acadêmico, 20(226), 163-174. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/52929.
SILVA, Anessa Fernanda da. A temática indígena na sala de aula: intervenção pedagógica para as aulas de sociologia no ensino médio. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12979
SEREJO, Bruna Rafaela Bobato. “Em Mato Grosso do Sul é assim”: as contribuições do ensino de sociologia na educação básica para construção de identidades em Mato Grosso do Sul. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Douglas de Melo Justino da Silva, Veronildes Batista dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR