CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE AS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS NACIONAIS

Autores

  • Bruna Maiara Oliveira Alves Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
  • Samara Cavalcanti Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL

Palavras-chave:

Educação. Alfabetização. Programa Residência Pedagógica.

Resumo

Este estudo discute as concepções e práticas de alfabetização no âmbito do Programa Residência Pedagógica, a partir dos artigos científicos publicados em três periódicos nacionais. Assim, buscamos investigar a produção de artigos já publicados sobre as práticas de alfabetização desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica. Deste modo, a presente pesquisa busca responder a seguinte problemática: quais as práticas de alfabetização, desenvolvidas durante o Programa Residência Pedagógica, veiculadas em periódicos nacionais? Com o intuito de responder a tal questionamento, assumimos como objetivo geral: analisar as publicações científicas, veiculadas em periódicos nacionais, acerca das práticas de alfabetização desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Para tanto, realizamos pesquisa do tipo “estado da arte”, em três periódicos de revistas nacionais, a saber: 1. Revista Brasileira de Alfabetização (RBA); 2. Revista Educação: teoria e prática; e, 3. Revista Online de Política e Gestão Educacional. Assim, realizamos o levantamento de pesquisas publicadas entre 2018 a 2020. Diante da pesquisa realizada, identificamos o total de 400 artigos, distribuídos nos periódicos supracitados. Vale destacar que, apesar da grande quantidade de artigos encontrados, nenhum discutia a temática. Notada a carência de artigos abordando o tema em questão, pudemos verificar que há uma insuficiência na produção científica sobre as práticas de alfabetização no âmbito do Programa Residência Pedagógica, deixando evidente a necessidade de trabalhos acerca do assunto.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Oliveira Alves, B. M., & Cavalcanti, S. . (2023). CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES SOBRE AS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS NACIONAIS. Educação E (Trans)formação, 1(1), 44–60. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/5095

Edição

Seção

Artigos