Lacunas entre o espaço formal e o informal de aprendizagem musical

Autores

Palavras-chave:

música, educação formal, aprendizagem informal, oralidade e tradição

Resumo

Entre perspectivas formais e a informais de aprendizado e ação performativa musical percebe-se haver lacunas que separa o saber institucionalizado por políticas unilaterais de gestão do pensamento social; do saber não-institucionalizado decorrente de heranças múltiplas arbitradas pelo senso comum como próprias ou provenientes da oralidade. A peculiaridade dessas tipologias de termos e significados centra-se em discursos que concede à primeira um valor simbólico superior sob a metáfora de educação, enquanto à segunda um valor simbólico menor sob sentido de treinamento de base comportamental. Problemática discursiva edificada por tendências de manejo e controle social, que marcam linhas transversais de conflitos e poder. No entanto, em tempos de globalização de perspectivas, o valor das coisas se mostra em processo de ressignificação permitindo que formas de saberes da informalidade emerjam como recursos exitosos e viáveis para difusão de perspectivas ativas e significativas que norteia ações de ensino e aprendizagem. Dentre outras arenas de fazeres, a música tem favorecido mobilidades de integração e interação entre o aprendizado formal e o informal. Guiado por experiências empíricas de observação participante estabelecidas no exercício da docência e da pesquisa em domínios da etnomusicologia, este artigo busca promover uma reflexão introdutória dos caminhos e descaminhos que regem o pensamento e perspectivas entre ensino formal e aprendizagem informal da música.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antônio Ferreira Souza, Universidade Federal do Ceará - Sobral

Doutor e Mestre em Ciências Musicais - ETNOMUSICOLOGIA - pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor II - nível 1a - matrícula 197.102-6 do Governo do Estado de Pernambuco das disciplinas Bateria e Percussão Popular. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ETNOMUSICOLOGIA (Pesquisador) e MÚSICA ARTÍSTICA (Baterista e Percussionista) com inscrição na OMB sob nº 6.062. Faz parte do Grupo de Estudos do Núcleo de Etnomusicologia do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco coordenado pelo Doutor Carlos Sandroni, do Grupo de Investigadores (colaborador) do INET-md - Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa presidido pela Doutora Salwa El-Shawan Castelo-Branco, e compõe o Grupo de Pesquisas em Etnomusicologia da UFPR coordenado pelo Doutor Edwin Pitre Vásquez. Músico percussionista com experiência em ritmos tradicionais do Nordeste Brasileiro. Baterista, compositor e arranjador. 

Referências

BAUMAN, Z. De peregrino a turista, o una breve historia de la identidad. In HALL, Stuart e GAY, Paul du (comp.) Cuestiones de identidad cultural. - l. ed. - Buenos Aires: Amorrortu, 2003. pp40-68.

CANCLINI, Nestor Garcia. A Globalización imaginada. PAIDÓS. México, 1999.

FROST, T., STIMPSON, D.V., MAUGHAN, M.R.C. "Some correlates of Trust" Journal of Psychology, Number 99, 1978. pp.103-108.

FUKUYAMA, F. Trust: The social virtues and the creation of prosperity. New York: The Free Press, 1995.

MASLOW, A. H. Motivation and personality. Nova York: Harper e Row, 1954.

MOTTA, F.C.P.: VASCONCELOS, I.F.G. Teoria geral da administração. São Paulo: Pioneira Thonson Learning, 2002.

NONAKA, I.; KONNO, N. The Concept of “Ba”: building a foundation for knowledge creation. California Management Review, Berkerley, v.40, n.3, 1998. p.40-54, Spring.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

SOUZA, F.A.F. Joga o Corpo na Gira de Mestre: religião, acção humana e identidades no litoral de Pernambuco. Riga: SA OmniScriptum Publishing, 2017.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

Souza, F. A. F. (2023). Lacunas entre o espaço formal e o informal de aprendizagem musical. Educação E (Trans)formação, 1(1), 1–15. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/5231

Edição

Seção

Artigos