Lacunas entre o espaço formal e o informal de aprendizagem musical
Palavras-chave:
música, educação formal, aprendizagem informal, oralidade e tradiçãoResumo
Entre perspectivas formais e a informais de aprendizado e ação performativa musical percebe-se haver lacunas que separa o saber institucionalizado por políticas unilaterais de gestão do pensamento social; do saber não-institucionalizado decorrente de heranças múltiplas arbitradas pelo senso comum como próprias ou provenientes da oralidade. A peculiaridade dessas tipologias de termos e significados centra-se em discursos que concede à primeira um valor simbólico superior sob a metáfora de educação, enquanto à segunda um valor simbólico menor sob sentido de treinamento de base comportamental. Problemática discursiva edificada por tendências de manejo e controle social, que marcam linhas transversais de conflitos e poder. No entanto, em tempos de globalização de perspectivas, o valor das coisas se mostra em processo de ressignificação permitindo que formas de saberes da informalidade emerjam como recursos exitosos e viáveis para difusão de perspectivas ativas e significativas que norteia ações de ensino e aprendizagem. Dentre outras arenas de fazeres, a música tem favorecido mobilidades de integração e interação entre o aprendizado formal e o informal. Guiado por experiências empíricas de observação participante estabelecidas no exercício da docência e da pesquisa em domínios da etnomusicologia, este artigo busca promover uma reflexão introdutória dos caminhos e descaminhos que regem o pensamento e perspectivas entre ensino formal e aprendizagem informal da música.Downloads
Referências
BAUMAN, Z. De peregrino a turista, o una breve historia de la identidad. In HALL, Stuart e GAY, Paul du (comp.) Cuestiones de identidad cultural. - l. ed. - Buenos Aires: Amorrortu, 2003. pp40-68.
CANCLINI, Nestor Garcia. A Globalización imaginada. PAIDÓS. México, 1999.
FROST, T., STIMPSON, D.V., MAUGHAN, M.R.C. "Some correlates of Trust" Journal of Psychology, Number 99, 1978. pp.103-108.
FUKUYAMA, F. Trust: The social virtues and the creation of prosperity. New York: The Free Press, 1995.
MASLOW, A. H. Motivation and personality. Nova York: Harper e Row, 1954.
MOTTA, F.C.P.: VASCONCELOS, I.F.G. Teoria geral da administração. São Paulo: Pioneira Thonson Learning, 2002.
NONAKA, I.; KONNO, N. The Concept of “Ba”: building a foundation for knowledge creation. California Management Review, Berkerley, v.40, n.3, 1998. p.40-54, Spring.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.
SOUZA, F.A.F. Joga o Corpo na Gira de Mestre: religião, acção humana e identidades no litoral de Pernambuco. Riga: SA OmniScriptum Publishing, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernando Antônio Ferreira Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR