DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Eliziane de Fátima Alvaristo Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Amanda Heloisa Capelin Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Renato Hallal Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Educação especial, Educação inclusiva, Ensino e aprendizagem, Covid-19

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno que afeta o neurodesenvolvimento na infância. As causas são múltiplas e na maioria dos casos ainda não estão totalmente explicadas, o que causa várias inquietações nos profissionais da educação. Nesse sentido este estudo tem por objetivo apresentar os desafios e as possibilidades no processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA no contexto da pandemia fundamentando-se a partir de estudos científicos. Utilizou-se de uma revisão sistemática, a considerar artigos indexados na base de dados da SciELO. Para a análise dos dados foram considerados: autor/ano; objetivos; metodologia de pesquisa e resultados. As discussões se deram por meio da abordagem qualitativa. Em relação aos desafios no processo de ensino e aprendizagem de crianças com TEA, os resultados mostraram a falta de preparo dos professores para trabalhar com as tecnologias durante o isolamento social causado pela Covid-19, e principalmente para o ensino de crianças com TEA, visto que alguns necessitavam de adaptações significativas no processo educacional e a falta de apoio e preparo das famílias. Desse modo, levantaram-se diversas inseguranças por parte das famílias nesse período, pois a maioria precisou educar-se tecnologicamente para poder auxiliar as crianças no processo de adaptação e educação em casa, considerando as peculiaridades e os centros de interesse dessas crianças. Em relação as possibilidades encontradas, compreendeu-se que oportunidades se abriram com a vinda das tecnologias para o processo educacional, no qual os professores passaram a ter ferramentas que favoreceram o processo de comunicação entre as crianças, mesmo de modo virtual. De modo geral, houve uma disparidade entre as famílias de crianças com TEA e os profissionais de educação, a considerar que ambos precisaram aprender e compreender para ensinar.

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Alvaristo, E. de F., Capelin, A. H., & Hallal, R. (2023). DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. Educação E (Trans)formação, 1(1), 102–117. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/5688

Edição

Seção

Artigos