A CONSTRUÇÃO DO ARQUIVO, UM JOGO DE QUEBRA-CABEÇA: O ESTUDO DOS CADERNOS DE CAMPO NA EDUCAÇÃO SOB UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA DE ANÁLISE

Autores

Palavras-chave:

Teatro do Oprimido, educação, arquivo, relações de poder.

Resumo

Resumo: Este texto tem como objetivo traçar uma relação entre o Teatro do Oprimido e o pensamento de Foucault. Nesse sentido, a proposta de discussão está relacionada com uma pesquisa em andamento, no Programa de Pós-Graduação stricto sensu da FaE/ UEMG. Em tal trabalho, está a ser construído um “arquivo”, a partir da investigação dos cadernos de campos de três professoras recém-formadas, as quais registravam práticas pedagógicas que vivenciaram no estágio supervisionado da graduação em Pedagogia da UEMG/ Ibirité, entre 2018 e 2019. Portanto, parte-se dos cadernos de campo, de sua estrutura, dos elementos que soltam, na cartografia, no intuito de analisarmos o discurso de verdade, e os corpos dóceis. Considera-se a escrita deste trabalho como um ensaio das questões que possam tematizar a relação entre o campo da Arte-Educação com o trabalho de Foucault.

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Biografia do Autor

Paula Lopes Aquino da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais- PPGE/UEMG

Ingressou no Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UEMG como Mestranda em Formação Humana na linha I-Culturas, Memórias e Linguagens em Processos Educativos, possui MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo-USP/ESALQ é especialista em Psicomotricidade e Arte pela Faculdade do Leste Mineiro (2022), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/Ibrité (2022). Possui experiência em projeto de extensão universitária e em iniciação cientifica (2018 2021/2). Tem vivências na Educação Infantil, Ensino Fundamental, na modalidade da Educação de Jovens Adultos (EJA), e no ensino superior, atuando como Assistente Pedagógica no setor da pós graduação na modalidade a distância.

Fernando Luiz Zanetti , Universidade do Estado de Minas Gerais- PPGE/ FaE-UEMG

Fernando Luiz Zanetti é doutor, mestre, bacharel, licenciado e possui formação em Psicologia pela Unesp de Assis e fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2013-2015). É associado fundador e diretor da ONG. CIRCUS - Circuito de Interação de Redes Sociais desde 2001. Foi Gestor da Subsede Assis do CRP SP nos anos de 2009 a 2012. Foi professor da Unesp de Assis nos anos de 2007, 2008 (graduação) e 2017 (graduação e pós-graduação), da Faculdade da Alta Paulista - FAP, 2008 - 2013 e das Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO 2012-2021. Foi professor da Fundação Educacional do município de Assis - FEMA de 2012 - 2017 e atualmente é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) atuando na Unidade Frutal e no mestrado da Faculdade de Educação da UEMG. É da editoria-chefe da Revista Educação em Foco (UEMG). É vice coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Subjetividade Contemporânea da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Trabalha nas áreas da Psicologia Social, da Filosofia, da Estética e da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: arte, educação e psicologia, reforma psiquiátrica, gestão de riscos, cidade, oficinas culturais, terceiro setor.

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

Lopes Aquino da Silva, P., & Luiz Zanetti , F. (2024). A CONSTRUÇÃO DO ARQUIVO, UM JOGO DE QUEBRA-CABEÇA: O ESTUDO DOS CADERNOS DE CAMPO NA EDUCAÇÃO SOB UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA DE ANÁLISE. Educação E (Trans)formação, 1(1), 158–175. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6364

Edição

Seção

Artigos