A CONSTRUÇÃO DO ARQUIVO, UM JOGO DE QUEBRA-CABEÇA: O ESTUDO DOS CADERNOS DE CAMPO NA EDUCAÇÃO SOB UMA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA DE ANÁLISE
Palavras-chave:
Teatro do Oprimido, educação, arquivo, relações de poder.Resumo
Resumo: Este texto tem como objetivo traçar uma relação entre o Teatro do Oprimido e o pensamento de Foucault. Nesse sentido, a proposta de discussão está relacionada com uma pesquisa em andamento, no Programa de Pós-Graduação stricto sensu da FaE/ UEMG. Em tal trabalho, está a ser construído um “arquivo”, a partir da investigação dos cadernos de campos de três professoras recém-formadas, as quais registravam práticas pedagógicas que vivenciaram no estágio supervisionado da graduação em Pedagogia da UEMG/ Ibirité, entre 2018 e 2019. Portanto, parte-se dos cadernos de campo, de sua estrutura, dos elementos que soltam, na cartografia, no intuito de analisarmos o discurso de verdade, e os corpos dóceis. Considera-se a escrita deste trabalho como um ensaio das questões que possam tematizar a relação entre o campo da Arte-Educação com o trabalho de Foucault.Downloads
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