The THE CONSTRUCTION OF THE ARCHIVE, A PUZZLE GAME: THE STUDY OF FIELD NOTEBOOKS IN EDUCATION FROM A FOUCAULDIAN PERSPECTIVE OF ANALYSIS

Authors

Keywords:

Teatro do Oprimido, educação, arquivo, relações de poder.

Abstract

Abstract: The aim of this text is to draw a relationship between the Theatre of the Oppressed and Foucault's thinking. In this sense, the proposed discussion is related to ongoing research in the Stricto Sensu Postgraduate Programme at FaE/ UEMG. In this work, an "archive" is being built, based on the investigation of the field notebooks of three recently graduated teachers, who recorded the pedagogical practices they experienced during their supervised internship in Pedagogy at UEMG/Ibirité, between 2018 and 2019. Therefore, we start from the field notebooks, their structure, the elements they unleash, in cartography, in order to analyse the discourse of truth, the docile bodies. The writing of this paper is considered to be a rehearsal of issues that could thematise the relationship between the field of Art Education and Foucault's work.  

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Author Biographies

Paula Lopes Aquino da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais- PPGE/UEMG

Ingressou no Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UEMG como Mestranda em Formação Humana na linha I-Culturas, Memórias e Linguagens em Processos Educativos, possui MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo-USP/ESALQ é especialista em Psicomotricidade e Arte pela Faculdade do Leste Mineiro (2022), graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG/Ibrité (2022). Possui experiência em projeto de extensão universitária e em iniciação cientifica (2018 2021/2). Tem vivências na Educação Infantil, Ensino Fundamental, na modalidade da Educação de Jovens Adultos (EJA), e no ensino superior, atuando como Assistente Pedagógica no setor da pós graduação na modalidade a distância.

Fernando Luiz Zanetti , Universidade do Estado de Minas Gerais- PPGE/ FaE-UEMG

Fernando Luiz Zanetti é doutor, mestre, bacharel, licenciado e possui formação em Psicologia pela Unesp de Assis e fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2013-2015). É associado fundador e diretor da ONG. CIRCUS - Circuito de Interação de Redes Sociais desde 2001. Foi Gestor da Subsede Assis do CRP SP nos anos de 2009 a 2012. Foi professor da Unesp de Assis nos anos de 2007, 2008 (graduação) e 2017 (graduação e pós-graduação), da Faculdade da Alta Paulista - FAP, 2008 - 2013 e das Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO 2012-2021. Foi professor da Fundação Educacional do município de Assis - FEMA de 2012 - 2017 e atualmente é professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) atuando na Unidade Frutal e no mestrado da Faculdade de Educação da UEMG. É da editoria-chefe da Revista Educação em Foco (UEMG). É vice coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Subjetividade Contemporânea da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Trabalha nas áreas da Psicologia Social, da Filosofia, da Estética e da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: arte, educação e psicologia, reforma psiquiátrica, gestão de riscos, cidade, oficinas culturais, terceiro setor.

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Published

2024-08-12

How to Cite

Lopes Aquino da Silva, P., & Luiz Zanetti , F. (2024). The THE CONSTRUCTION OF THE ARCHIVE, A PUZZLE GAME: THE STUDY OF FIELD NOTEBOOKS IN EDUCATION FROM A FOUCAULDIAN PERSPECTIVE OF ANALYSIS. Educação E (Trans)formação, 1(1), 158–175. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6364

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Section

Artigos