INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Instrumentos. Autorregulação da Aprendizagem. Ensino Superior. Revisão SistemáticaResumo
A autorregulação da aprendizagem no ensino superior é um dos desafios nos processos educativos na atualidade, como forma de tornar a educação mais acessível, equitativa e de qualidade, tendo em vista os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. O objetivo da pesquisa foi identificar estudos sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem autorregulada dos estudantes no ensino superior. Neste sentido, foi realizada uma revisão sistemática quantitativa e qualitativa da literatura, utilizando cinco conjuntos de descritores em português e inglês na base de dados do Google Scholar, utilizando como ferramenta de buscas o Publish or Perish, versão 8.9. Nos resultados, cinco estudos foram selecionados para as análises e discussões, todos internacionais. Conclui-se que os estudos sobre instrumentos de avaliação da aprendizagem com estudantes do ensino superior são incipientes; - os questionários off-line são mais efetivos; - as abordagens qualitativas e quantitativas apresentam resultados satisfatórios, desde que atendidos os critérios que entregam fiabilidade aos instrumentos, como indicação dos pressupostos teóricos, o uso de grupos de controle e os modelos de medidas apresentem o mesmo construto de uso de estratégias. Ainda assim, não são totalmente controlados. Como limitação está, a consulta em uma única base e os diversos termos atribuídos aos descritores utilizados, o que representa uma oportunidade para novas pesquisas, mas, não desqualificam as contribuições dos estudos apresentados sobre instrumentos de avaliação da autorregulação da aprendizagem.Downloads
Referências
AMBIEL, R. A. M. Construção da Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior.
Avaliação Psicológica, vol. 14, núm. 1, pp. 41-52, abril, 2015. DOI: 10.15689/ap.2015.1401.05
ARUMÍ, M.; ESTEVE, O. Using instruments aimed at self-regulation in the consecutive interpreting1 classroom: Two case studies. Electronic Journal of Foreign Language Teaching, vol. 3, n. 2, pp. 158-189, 2006. https://e-flt.nus.edu.sg/v3n22006/esteve_arumi.pdf
BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. “Não havia outra saída”: percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior. Psico-USF, v. 14, n. 1, p. 95-105, jan. /abr. 2009. Disponível:https://www.scielo.br/j/pusf/a/v74yVrtsghWs7HNPjzPN5VF/?format=pdf
BELLAND, B. R; FRENCH, B. F.; ERTMER, P. A. Validity and Problem-Based Learning Research: A Review of Instruments Used to Assess Intended Learning Outcomes, Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, 3(1), March, 2009. Doi: 10.7771/1541-5015.1059
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da Revisão Integrativa nos Estudos Organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5., n. 11, p. 121-136, Maio/Agosto 2011. Doi: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
DÖRRENBÄCHER, L.; PERELS, F. More is more? Evaluation of interventions to foster self-regulated learning in college. International Journal of Educational Research, 78, 50-65, 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijer.2016.05.010
DOSEA, G. S.; SANTOS DO ROSÁRIO, R. W.; ANDRADE SILVA, E.; REIS FIRMINO, L.; DOS SANTOS OLIVEIRA, A. M. Métodos Ativos de Aprendizagem no Ensino Online: A Opinião de Universitários Durante a Pandemia de Covid-19. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 137–148, 2020. Doi: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148
FRISON, L. M. B.; SIMÃO, A. M. V.; FERREIRA, P. C.; PAULINO, P. Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.29, n.112, p. 669-690, jul. /set. 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902747
GANDA, D. R.; BORUCHOVITCH, E. A autorregulação da Aprendizagem: Principais Conceitos e Modelos Teóricos. Psic. da Ed., São Paulo, 46, 1º sem. de 2018, pp. 71-80. Doi: 10.5935/2175-3520.20180008
JUHA?ÁK A. L.; ZOUNEK, A. J.; ROHLÍKOVÁ, L. Using process mining to analyze students' quiz-taking behavior patterns in a learning management system. Computers in Human Behavior, v.92, p.496-506, 2019. Doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.12.015
KOLLER, S. H.; DE PAULA COUTO, M. C. P.; HOHENDORFF, J. V. Manual de produção científica. (Org) Sílvia H. Koller, Maria Clara P. de Paula Couto, Jean Von Hohendorff. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Penso, 2014.
KRUIT, P.; OOSTDAM, R.; VAN DEN BERG, E.; SCHUITEMA, J. A. Assessing students’ ability in performing scientific inquiry: instruments for measuring science skills in primary education, Research in Science and Technological Education, 36(357):1-27, January 2018. Doi:10.1080/02635143.2017.1421530
LIEVENS, E. Is Self-Regulation Failing Children and Young People? Assessing the Use of Alternative Regulatory Instruments in the Area of Social Networks (October 25, 2013). Doi: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2351774
MALDONADO-MAHAUAD, J; PEREZ-SANAGUSTÍN, M.; KIZILCEC, F. R.; MORALES, N.; MUNOZ-GAMA, J. Mining theory-based patterns from Big data: Identifying self-regulated learning strategies in Massive Open Online Courses. Computers in Human Behavior, 80, p. 179-196, 2018. Doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.11.011
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS [ONU]. Transformando nosso mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf
PANADERO, E. A Review of Self-regulated Learning: Six Models and Four Directions for Research. Front. Psychol, Volume 8, Article 422, April, 2017. Doi: 10.3389/fpsyg.2017.00422
RESÉNDIZ-CASTRO, M.; ZEPEDA-BAUTISTA, R; PEÓN-ESCALANTE, I. E. Transdisciplinary Cyber-systemic Design of Instruments to Measure Academic Performance in Middle and Higher Education Systems. Systemic Practice and Action Research, 35, p. 395–440, 2022. Doi: https://doi.org/10.1007/s11213-021-09574-9
ROSÁRIO, P.; NUNES, T.; MAGALHÃES, C.; RODRIGUES, A.; PINTO, R.; FERREIRA, P. Processos de autorregulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade. Psicol. Esc. Educ., 14(2), p. 349-358, Julho/Dezembro de 2010. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000200017
ROTH, A.; OGRIN, S.; SCHMITZ, B. Assessing self-regulated learning in higher education: a systematic literature review of self-report instruments. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, volume 28, pages 225–250, 2016. Doi: 10.1007/s11092-015-9229-2
SANCHEZ-BOLIVAR, L.; MARTINEZ-MARTINEZ, A. Factors related to University Students’ motivation and instruments for Its evaluation: A systematic review. Educare [online], vol.26, n.2, pp.484-505, 2022. Doi: http://dx.doi.org/10.15359/ree.26-2.26.
SCHWARZ, J. C.; DIAS, M. S. de L.; CAMARGO, D. de. Dificuldades encontradas por estudantes no ensino superior e práticas institucionais adotadas para superá-las: uma revisão de literatura. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 23, n. 3, p. 741–761, 2021. Doi: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p741-761.
?IM?IR, Z.; HAKTANIR, A. An evaluation of the self-report instruments assessing self-control: A systematic review. Scandinavian Journal of Psychology. 64(2), October, 2022. Doi: 10.1111/sjop.12881
SIRAGUSA, L.; DIXON, K. C. A Research Methodology: The Development of Survey Instruments for Research into Online Learning in Higher Education, Issues in Educational Research, v.16, n.2, p. 206-225, 2006.
STALLER, N.; GROßMANN, N.; ECKES, A.; WILDE, M.; MÜLLER, F.; RANDLER, C. Academic Self-Regulation, Chronotype and Personality in University Students During the Remote Learning Phase due to COVID-19. Front. Educ., 30 June 2021, Sec. Educational Psychology, Volume 6 - 2021. Doi:https://doi.org/10.3389/feduc.2021.681840
VEENMAN, M.V. J. Alternative assessment of strategy use with self-report instruments: a discussion. Metacognition Learning, 6, p. 205–211, 2011. Doi: 10.1007/s11409-011-9080-x
VERSUTI, F. M.; MULLE, R. L. D.; PADOVAN-NETO, F. E.; INCROCCI, R. M. Metodologias ativas e a autorregulação da aprendizagem: reflexões em tempos de pandemia. Linhas Crí¬ticas, v. 27, p. e39024, 2021. DOI: 10.26512/lc27202139024.
VIEIRA, I. A autoavaliação como instrumento de regulação da aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta de Portugal - Lisboa, 2013, 161 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/2934
WINNE, P. H. Paradigmatic Dimensions of Instrumentation and Analytic Methods in
Research on Self-Regulated Learning. Computers in Human Behavior, volume 96, p. 285–289, july 2019. Doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2019.03.026
ZIMMERMAN, B. J. Attaining Self-Regulation: A Social Cognitive Perspective. In M. Boekaerts, P. R. Pintrich; M. Zeidner (Orgs.), Handbook of self-regulation, (p. 13- 35), 2000. San Diego, CA: Academic Press. Doi: https://doi.org/10.1016/B978-012109890-2/50031-7
ZIMMERMAN, B. J. (2002). Becoming a Self-Regulated Learner: An Overview. Theory into Practice, 41(2), 64-70. Doi: https://doi.org/10.1207/s15430421tip4102_2
ZOLTOWSKI, A. P. C.; TEIXEIRA, M. A. P. Desenvolvimento da Autorregulação da Aprendizagem em Estudantes Universitários: Um estudo qualitativo. Psicol. Estud. 25, 2020. Doi: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.47501
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonia Ivonete Gomes de Souza, Geida, Sedraz, Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR