INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Instrumentos. Autorregulação da Aprendizagem. Ensino Superior. Revisão Sistemática

Resumo

A autorregulação da aprendizagem no ensino superior é um dos desafios nos processos educativos na atualidade, como forma de tornar a educação mais acessível, equitativa e de qualidade, tendo em vista os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. O objetivo da pesquisa foi identificar estudos sobre os instrumentos de avaliação da aprendizagem autorregulada dos estudantes no ensino superior. Neste sentido, foi realizada uma revisão sistemática quantitativa e qualitativa da literatura, utilizando cinco conjuntos de descritores em português e inglês na base de dados do Google Scholar, utilizando como ferramenta de buscas o Publish or Perish, versão 8.9. Nos resultados, cinco estudos foram selecionados para as análises e discussões, todos internacionais. Conclui-se que os estudos sobre instrumentos de avaliação da aprendizagem com estudantes do ensino superior são incipientes; - os questionários off-line são mais efetivos; - as abordagens qualitativas e quantitativas apresentam resultados satisfatórios, desde que atendidos os critérios que entregam fiabilidade aos instrumentos, como indicação dos pressupostos teóricos, o uso de grupos de controle e os modelos de medidas apresentem o mesmo construto de uso de estratégias. Ainda assim, não são totalmente controlados. Como limitação está, a consulta em uma única base e os diversos termos atribuídos aos descritores utilizados, o que representa uma oportunidade para novas pesquisas, mas, não desqualificam as contribuições dos estudos apresentados sobre instrumentos de avaliação da autorregulação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Ivonete Gomes de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui Especialização em Gestão em Organizações Públicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf (2010), Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2003). É servidora efetiva da Univasf como Assistente em Administração desde 2008, atuou como Coordenadora e Diretora de Administração da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico(SRCA) no período de 2012 a abril de 2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, participou de Comissões de Processo Seletivo para Ingressos nos Cursos de Graduação(PS-ICG) e de Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas(PS-PVO), entre outras.

Geida, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Pedagogia - habilitação em Supervisão e Administração escolar pela Universidade de Pernambuco (1991), Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Pernambuco (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e doutorado em psicologia pela UFES (2012). Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Vale do São Francisco, com experiência na área de Educação. Continua como professora colaboradora do Mestrado em Psicologia e em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido da Univasf. É editora da Revista de Educação do Vale do São Francisco (Revasf). Ministra aulas no ensino a distância. Interesse em pesquisa: estudos teórico-metodológicos e dimensões do processo ensino-aprendizagem na educação superior, formação docente e autorregulação de aprendizagem. Orienta pesquisas e faz revisão ortográfica e gramatical de trabalhos acadêmicos.

Sedraz, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Engenharia Mecânica (UFBA), especialização em Educação a Distância (SENAC/AL), mestrado em Ciência da Computação (UFPE) e doutorado em Ciência da Computação (UFPE). Foi professor da Universidade Federal da Bahia e, atualmente, é docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde desenvolve projetos nas áreas de Tecnologia Educacional, Mineração de Dados Educacionais, Machine Learning, Learning Analytics, Chatbots e de Tecnologia da Informação aplicada à gestão pública. Na Univasf, também, coordenou a implantação dos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, exerceu funções de Diretor de Planejamento e Ensino, Pró-Reitor de Ensino, Coordenador UAB, Coordenador do Telessaúde, Secretário de Educação a Distância, Coordenador de Mestrado Profissional e Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. É membro do Laboratório de Evidências Analíticas em Tecnologias Educacionais (Evante) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (Univasf).

Paulo, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Graduação em Ciências Sociais, com área de concentração em Ciência Política. Mestrado e Doutorado em Sociologia, na linha de Sociologia do Desenvolvimento, pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Epecialização em Gestão de Políticas Públicas e Sociais e Especialização em Nutrição e Saúde, pela Faculdade do Iguaçu (PR). Atualmente é professor Associado do Colegiado de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PPGDiDeS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. Tem experiência nas áreas de Educação, Pesquisa Científica, Gestão Ambiental, Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Ambiental, Sociologia da Saúde e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Interdisciplinaridade, Degradação Socioambiental, Recursos hídricos, Saúde Ambiental e Mídia. Fundador e Coordenador Geral do Programa Escola Verde (escolaverde.org), aprovado PROEXT-MEC. Ganhador do prêmio de Referência para Inovação e Criatividade na Educação Básica, do MEC. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar. Coordenador do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar (NUTEAI). Consultor Ad hoc da Revista Ambiente Sociedade. Avaliador externo do PIBIC da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE). Pesquisador integrado ao Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD/Univasf). Presidente da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da Univasf (2013 a 2015) e integrante desta comissão atualmente. Integrante do Comitê do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) (2005 a 2009 e 2014 a 2019), Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID (2013 a 2017). Atualmente é Orientador do Programa Residência Pedagógica. Membro Comissão Gestora de Logística Sustentável da Univasf. Membro do Comitê Gestor do Programa Univasf Sustentável. Coordenador de Estágio e Decano do Curso de Ciências Sociais da Univasf. Coordenador do Espaço Sala Verde da Univasf. Diretor Executivo da Revista Verde. Professor do curso de Especialização em Saúde Ambiental (SEaD/Univasf). Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Ambiental Interdisciplinar (SEaD/Univasf).

Referências

AMBIEL, R. A. M. Construção da Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior.

Avaliação Psicológica, vol. 14, núm. 1, pp. 41-52, abril, 2015. DOI: 10.15689/ap.2015.1401.05

ARUMÍ, M.; ESTEVE, O. Using instruments aimed at self-regulation in the consecutive interpreting1 classroom: Two case studies. Electronic Journal of Foreign Language Teaching, vol. 3, n. 2, pp. 158-189, 2006. https://e-flt.nus.edu.sg/v3n22006/esteve_arumi.pdf

BARDAGI, M. P.; HUTZ, C. S. “Não havia outra saída”: percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior. Psico-USF, v. 14, n. 1, p. 95-105, jan. /abr. 2009. Disponível:https://www.scielo.br/j/pusf/a/v74yVrtsghWs7HNPjzPN5VF/?format=pdf

BELLAND, B. R; FRENCH, B. F.; ERTMER, P. A. Validity and Problem-Based Learning Research: A Review of Instruments Used to Assess Intended Learning Outcomes, Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, 3(1), March, 2009. Doi: 10.7771/1541-5015.1059

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da Revisão Integrativa nos Estudos Organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5., n. 11, p. 121-136, Maio/Agosto 2011. Doi: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

DÖRRENBÄCHER, L.; PERELS, F. More is more? Evaluation of interventions to foster self-regulated learning in college. International Journal of Educational Research, 78, 50-65, 2016. Doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ijer.2016.05.010

DOSEA, G. S.; SANTOS DO ROSÁRIO, R. W.; ANDRADE SILVA, E.; REIS FIRMINO, L.; DOS SANTOS OLIVEIRA, A. M. Métodos Ativos de Aprendizagem no Ensino Online: A Opinião de Universitários Durante a Pandemia de Covid-19. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 137–148, 2020. Doi: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148

FRISON, L. M. B.; SIMÃO, A. M. V.; FERREIRA, P. C.; PAULINO, P. Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.29, n.112, p. 669-690, jul. /set. 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002902747

GANDA, D. R.; BORUCHOVITCH, E. A autorregulação da Aprendizagem: Principais Conceitos e Modelos Teóricos. Psic. da Ed., São Paulo, 46, 1º sem. de 2018, pp. 71-80. Doi: 10.5935/2175-3520.20180008

JUHA?ÁK A. L.; ZOUNEK, A. J.; ROHLÍKOVÁ, L. Using process mining to analyze students' quiz-taking behavior patterns in a learning management system. Computers in Human Behavior, v.92, p.496-506, 2019. Doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.12.015

KOLLER, S. H.; DE PAULA COUTO, M. C. P.; HOHENDORFF, J. V. Manual de produção científica. (Org) Sílvia H. Koller, Maria Clara P. de Paula Couto, Jean Von Hohendorff. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Penso, 2014.

KRUIT, P.; OOSTDAM, R.; VAN DEN BERG, E.; SCHUITEMA, J. A. Assessing students’ ability in performing scientific inquiry: instruments for measuring science skills in primary education, Research in Science and Technological Education, 36(357):1-27, January 2018. Doi:10.1080/02635143.2017.1421530

LIEVENS, E. Is Self-Regulation Failing Children and Young People? Assessing the Use of Alternative Regulatory Instruments in the Area of Social Networks (October 25, 2013). Doi: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2351774

MALDONADO-MAHAUAD, J; PEREZ-SANAGUSTÍN, M.; KIZILCEC, F. R.; MORALES, N.; MUNOZ-GAMA, J. Mining theory-based patterns from Big data: Identifying self-regulated learning strategies in Massive Open Online Courses. Computers in Human Behavior, 80, p. 179-196, 2018. Doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.11.011

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS [ONU]. Transformando nosso mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf

PANADERO, E. A Review of Self-regulated Learning: Six Models and Four Directions for Research. Front. Psychol, Volume 8, Article 422, April, 2017. Doi: 10.3389/fpsyg.2017.00422

RESÉNDIZ-CASTRO, M.; ZEPEDA-BAUTISTA, R; PEÓN-ESCALANTE, I. E. Transdisciplinary Cyber-systemic Design of Instruments to Measure Academic Performance in Middle and Higher Education Systems. Systemic Practice and Action Research, 35, p. 395–440, 2022. Doi: https://doi.org/10.1007/s11213-021-09574-9

ROSÁRIO, P.; NUNES, T.; MAGALHÃES, C.; RODRIGUES, A.; PINTO, R.; FERREIRA, P. Processos de autorregulação da aprendizagem em alunos com insucesso no 1.º ano de Universidade. Psicol. Esc. Educ., 14(2), p. 349-358, Julho/Dezembro de 2010. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000200017

ROTH, A.; OGRIN, S.; SCHMITZ, B. Assessing self-regulated learning in higher education: a systematic literature review of self-report instruments. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, volume 28, pages 225–250, 2016. Doi: 10.1007/s11092-015-9229-2

SANCHEZ-BOLIVAR, L.; MARTINEZ-MARTINEZ, A. Factors related to University Students’ motivation and instruments for Its evaluation: A systematic review. Educare [online], vol.26, n.2, pp.484-505, 2022. Doi: http://dx.doi.org/10.15359/ree.26-2.26.

SCHWARZ, J. C.; DIAS, M. S. de L.; CAMARGO, D. de. Dificuldades encontradas por estudantes no ensino superior e práticas institucionais adotadas para superá-las: uma revisão de literatura. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 23, n. 3, p. 741–761, 2021. Doi: 10.22483/2177-5796.2021v23n3p741-761.

?IM?IR, Z.; HAKTANIR, A. An evaluation of the self-report instruments assessing self-control: A systematic review. Scandinavian Journal of Psychology. 64(2), October, 2022. Doi: 10.1111/sjop.12881

SIRAGUSA, L.; DIXON, K. C. A Research Methodology: The Development of Survey Instruments for Research into Online Learning in Higher Education, Issues in Educational Research, v.16, n.2, p. 206-225, 2006.

STALLER, N.; GROßMANN, N.; ECKES, A.; WILDE, M.; MÜLLER, F.; RANDLER, C. Academic Self-Regulation, Chronotype and Personality in University Students During the Remote Learning Phase due to COVID-19. Front. Educ., 30 June 2021, Sec. Educational Psychology, Volume 6 - 2021. Doi:https://doi.org/10.3389/feduc.2021.681840

VEENMAN, M.V. J. Alternative assessment of strategy use with self-report instruments: a discussion. Metacognition Learning, 6, p. 205–211, 2011. Doi: 10.1007/s11409-011-9080-x

VERSUTI, F. M.; MULLE, R. L. D.; PADOVAN-NETO, F. E.; INCROCCI, R. M. Metodologias ativas e a autorregulação da aprendizagem: reflexões em tempos de pandemia. Linhas Crí¬ticas, v. 27, p. e39024, 2021. DOI: 10.26512/lc27202139024.

VIEIRA, I. A autoavaliação como instrumento de regulação da aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica, Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta de Portugal - Lisboa, 2013, 161 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/2934

WINNE, P. H. Paradigmatic Dimensions of Instrumentation and Analytic Methods in

Research on Self-Regulated Learning. Computers in Human Behavior, volume 96, p. 285–289, july 2019. Doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2019.03.026

ZIMMERMAN, B. J. Attaining Self-Regulation: A Social Cognitive Perspective. In M. Boekaerts, P. R. Pintrich; M. Zeidner (Orgs.), Handbook of self-regulation, (p. 13- 35), 2000. San Diego, CA: Academic Press. Doi: https://doi.org/10.1016/B978-012109890-2/50031-7

ZIMMERMAN, B. J. (2002). Becoming a Self-Regulated Learner: An Overview. Theory into Practice, 41(2), 64-70. Doi: https://doi.org/10.1207/s15430421tip4102_2

ZOLTOWSKI, A. P. C.; TEIXEIRA, M. A. P. Desenvolvimento da Autorregulação da Aprendizagem em Estudantes Universitários: Um estudo qualitativo. Psicol. Estud. 25, 2020. Doi: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.47501

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

Gomes de Souza, A. I., Cavalcanti de Sousa, G. M., Sedraz Silva, J. C., & Ramos, P. R. (2024). INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR . Educação E (Trans)formação, 1(1), 87–103. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6391

Edição

Seção

Artigos