ENSINO MÉDIO INTEGRADO

O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS

Autores

  • Naiane Gomes da Silva IFPE
  • Andreza Maria de Lima IFPE

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Professores/as, Representações Sociais.

Resumo

O Ensino Médio Integrado busca favorecer a formação humana integral da juventude da classe trabalhadora brasileira. No entanto, a reforma do Ensino Médio contribui para inviabilizar a continuidade desse ensino. Neste trabalho, temos como objetivo analisar o núcleo central das representações sociais do Ensino Médio Integrado construídas por professores/as do IFPE – campus Pesqueira. O referencial teórico de base é a Teoria das Representações Sociais e a abordagem estrutural. O estudo é de natureza qualitativa. Participaram dez professores/as que atuam no Ensino Médio Integrado, sendo cinco da formação geral e cinco da formação técnica. A técnica de coleta foi um Teste do Núcleo Central. Para a análise, tivemos o apoio das orientações de Lima (2009) e Bardin (2002). Foram confirmados elementos centrais: “formação”, “profissionalização”, “trabalho” e “oportunidade”. Os/as professores/as representam o Ensino Médio Integrado como um ensino que proporciona a formação geral e técnica, e possibilita diversas oportunidades. Predomina a representação de que a função do médio integrado é preparar para o mercado de trabalho. Destacamos a relevância da pesquisa para a formação de professores que atuam no médio integrado. Consideramos que a pesquisa poderá favorecer reflexões que contribuam para fortalecer o Ensino Médio Integrado diante da atual reforma do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Naiane Gomes da Silva, IFPE

Licencianda em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - campus Pesqueira. Foi Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/IFPE).

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Publicado

2024-03-18

Como Citar

GOMES DA SILVA, N., & de Lima, A. M. (2024). ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS . Educação E (Trans)formação, 1(1), 57–72. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6401

Edição

Seção

Artigos