ENSINO MÉDIO INTEGRADO
O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS
Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Professores/as, Representações Sociais.Resumo
O Ensino Médio Integrado busca favorecer a formação humana integral da juventude da classe trabalhadora brasileira. No entanto, a reforma do Ensino Médio contribui para inviabilizar a continuidade desse ensino. Neste trabalho, temos como objetivo analisar o núcleo central das representações sociais do Ensino Médio Integrado construídas por professores/as do IFPE – campus Pesqueira. O referencial teórico de base é a Teoria das Representações Sociais e a abordagem estrutural. O estudo é de natureza qualitativa. Participaram dez professores/as que atuam no Ensino Médio Integrado, sendo cinco da formação geral e cinco da formação técnica. A técnica de coleta foi um Teste do Núcleo Central. Para a análise, tivemos o apoio das orientações de Lima (2009) e Bardin (2002). Foram confirmados elementos centrais: “formação”, “profissionalização”, “trabalho” e “oportunidade”. Os/as professores/as representam o Ensino Médio Integrado como um ensino que proporciona a formação geral e técnica, e possibilita diversas oportunidades. Predomina a representação de que a função do médio integrado é preparar para o mercado de trabalho. Destacamos a relevância da pesquisa para a formação de professores que atuam no médio integrado. Consideramos que a pesquisa poderá favorecer reflexões que contribuam para fortalecer o Ensino Médio Integrado diante da atual reforma do Ensino Médio.Downloads
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