ENSINO MÉDIO INTEGRADO

O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS

Autores/as

  • NAIANE GOMES DA SILVA IFPE
  • Andreza Maria de Lima IFPE

Palabras clave:

Ensino Médio Integrado, Professores/as, Representações Sociais.

Resumen

O Ensino Médio Integrado busca favorecer a formação humana integral da juventude da classe trabalhadora brasileira. No entanto, a reforma do Ensino Médio contribui para inviabilizar a continuidade desse ensino. Neste trabalho, temos como objetivo analisar o núcleo central das representações sociais do Ensino Médio Integrado construídas por professores/as do IFPE – campus Pesqueira. O referencial teórico de base é a Teoria das Representações Sociais e a abordagem estrutural. O estudo é de natureza qualitativa. Participaram dez professores/as que atuam no Ensino Médio Integrado, sendo cinco da formação geral e cinco da formação técnica. A técnica de coleta foi um Teste do Núcleo Central. Para a análise, tivemos o apoio das orientações de Lima (2009) e Bardin (2002). Foram confirmados elementos centrais: “formação”, “profissionalização”, “trabalho” e “oportunidade”. Os/as professores/as representam o Ensino Médio Integrado como um ensino que proporciona a formação geral e técnica, e possibilita diversas oportunidades. Predomina a representação de que a função do médio integrado é preparar para o mercado de trabalho. Destacamos a relevância da pesquisa para a formação de professores que atuam no médio integrado. Consideramos que a pesquisa poderá favorecer reflexões que contribuam para fortalecer o Ensino Médio Integrado diante da atual reforma do Ensino Médio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

NAIANE GOMES DA SILVA, IFPE

Licencianda em Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - campus Pesqueira. Foi Bolsista do Programa de Iniciação Científica (PIBIC/IFPE).

Citas

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 nov. 2019.

BRASIL. Educação Profissional “Concepções, Experiências, Problemas e Propostas” Anais. Brasília, 8 de setembro de 2003.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Conversão da Medida Provisória nº 746, de 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm> Acesso em: 10 jan. 2020.

BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral [...]. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm> Acesso em: 01 de julh. 2020.

CIAVATTA, M. RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011.

FIGUEIREDO, A. L. CASTAMAN, A. S. VIEIRA, J. A. Formação de Professores para o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa. Revista Prática Docente. v. 5, n. 2, p. 1329-1341, mai/ago 2020.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In:___. As representações sociais (pp. 17-44). Rio de Janeiro: UERJ, 2021.

LIMA, R. C. P.; CAMPOS, P. H. F. Núcleo figurativo da representação social: contribuições para a educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.36, 2020.

LIMA, Andreza Maria de. O “bom aluno” nas representações sociais construídas por professoras da Rede Municipal de Ensino do Recife. 2009. 382f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.

LIMA, A. M. SOUZA, M. A. S. O núcleo central das representações sociais de ensino médio construídas por licenciandos/as em física e matemática: um estudo comparativo. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 22, p. 1-26, 2020

MAZZOTTI, A. J. A. A abordagem estrutural das representações sociais. Psic. da Ed., São Paulo, 14/15, 1° e 2° sem. de 2002, pp. 17-37.

MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista brasileira da educação profissional e tecnológica. 2008.

MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro, Zahar, 1978. 291p.

PARREIRA, P. MÓNICO, L. OLIVEIRA, D. CAVALEIRO, J. GRAVETO, J. A Abordagem Estrutural das Representações Sociais. Poli Entrepeneurship Innovation Network – PIN. 2018.

PECORA, A. R.; SÁ, Celso Pereira. Memórias e representações sociais da cidade de Cuiabá, ao longo de três gerações. 2008. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 21, n. 2, p. 319-325. Disponível: https://www.scielo.br/j/prc/a/ LnfXqmSyGvgNkWx76RpxJ8B/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.

RAMOS, M. N. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias, v. 8, 2008.

RAMOS, M. N. Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n° 1, 2017.

SILVA, M. R. Projetos de reformulação do ensino médio e inter-relações com a educação profissional: (im)possibilidades do ensino médio integrado. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n° 1, 2017.

TAVARES, D. W. S.; BRITO, R. C.; CÓRDULA, A. C. C.; SILVA, J. T.; NEVES, D. A. B. Protocolo verbal e teste de associação livre de palavras: perspectivas de instrumentos de pesquisa introspectiva e projetiva na ciência da informação. PontodeAcesso, Salvador, v.8, n.3 ,p. 64-79, dez. 2014.

Publicado

2024-03-18

Cómo citar

GOMES DA SILVA, N., & de Lima, A. M. (2024). ENSINO MÉDIO INTEGRADO: O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES/AS . Educação E (Trans)formação, 1(1), 57–72. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6401

Número

Sección

Artigos