SOCIOGÊNESE DOS CONCEITOS ENQUANTO APORTE METODOLÓGICO PARA O CAMPO EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Sociogênese, educação, competência, metodologia

Resumo

Nosso objetivo neste trabalho é debater, a partir da obra do sociólogo alemão Norbert Elias, a noção de sociogênese como um possível aporte metodológico para o campo educacional. Para tanto, fazemos uma breve incursão na obra eliasiana por meio de seus principais conceitos: civilização, processo e figuração. Apresentamos a sociogênese em conjunto com seu par conceitual-metodológico, a psicogênese, tratando das especificidades entre estes e do caráter complementar que encerram. Fazemos ainda uma proposta de aplicação do método no campo da educação a partir dos elementos para a compreensão da sociogênese do conceito de competências educacionais. Por fim apresentamos nossas considerações finais indicando a necessidade de aprofundamento do uso das ferramentas metodológicas eliasianas para o entendimento das mudanças em longo prazo no campo educacional.

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Biografia do Autor

Marcos Aurélio Dornelas, Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano

Pós-doutor em Educação, Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Sociologia, Bacharel e Licenciado em História. É Coordenador de Acervos Digitais do APEJE-Arquivo Público Estadual de Pernambuco. Foi Professor Substituto na UFPE na área de Educação entre 2014 e 2016 e no Departamento de Sociologia no ano de 2021. Atuou como Professor Formador na Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio-GEPEM, da Secretaria de Educação de Pernambuco entre 2018 e 2020 onde foi redador do Currículo da Educação Infantil (2019) e foi Coordenador da área de Ciências Humanas na redação do Currículo do Ensino Médio (2020). Tem interesse na área de: Teoria Sociológica, principalmente nos desdobramentos da Teoria eliasiana dos Processos Sociais; Metodologia, particularmente na área de Análise de Redes Sociais.

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Publicado

2024-04-04

Como Citar

Dornelas, M. A. (2024). SOCIOGÊNESE DOS CONCEITOS ENQUANTO APORTE METODOLÓGICO PARA O CAMPO EDUCACIONAL. Educação E (Trans)formação, 1(1), 56–71. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6411