PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO BIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Palavras-chave: história da educação; biografia; Amaro Matias; Quipapá.Resumo
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO BIOGRÁFICA Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma síntese dos procedimentos metodológicos utilizados na construção de minha dissertação intitulada Amaro Matias: Contribuições para a História da Educação de Quipapá-PE, defendida no dia 20 de dezembro de 2022, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Recife. Nele, relato o caminho percorrido nesse estudo biográfico o qual mobilizou gravações de áudios, arquivos vivos, institucionais e da família, pelo fato de meu objeto de estudo transitar por diversas áreas e apresentar diversas facetas. Vale ressaltar, que neste percurso metodológico me apoiei prioritariamente na história de vida, bem como na história oral proposta por Ferreira e Amado (2006), seguindo numa investigação de natureza qualitativa. Palavras-chave: história da educação; biografia; Amaro Matias; Quipapá.Downloads
Referências
Referências
AVELAR, Alexandre; SCHMIDT, Benito Bisso. Dois historiadores falam sobre biografia e escrita biográfica (Entrevista). Entrevista concedida a Bruno Leal Pastor de Carvalho. In: Café História – história feita com cliques, 2017. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/biografia-e-escrita-biográfica/. Acesso: 14 out. 2023.
CARINO, Jonaedson. A biografia e sua instrumentalidade educativa. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol.20, n.67, p. 153-181, agosto. 1999.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico – Escrever uma vida. Trad. Gilson César C> Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (Orgs.). Usos e Abusos da História Oral. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. ASSUNÇÃO, Zilma. Quipapá dos meus tempos. Caruaru: Agência Workaholic, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de janeiro, Paz e Terra, 2000.
GULLAR, Ferreira. Corpo a corpo com a linguagem. Ponta Grossa: UEPG, 1997.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 9-29.
MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de transformação. In.: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007. p. 111-140.
NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007. p. 111-140.
PASSEGGI, M. C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 41, n.1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267. Acesso em: 25 de outubro de 2023.
PEREIRA, L. M. L. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. Revista História Oral, Mariana, v. 3, n. 2000, p. 117-127, maio, 1999. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br › rho › download. Acesso em: 23 de outubro de 2023.
SCHMIDT, Benito Bisso. Uma Reflexão sobre o Gênero Biográfico: a trajetória do militante socialista Antônio Guedes Coutinho na perspectiva de sua vida cotidiana (1868-1945). (Dissertação Mestrado). Porto Alegre: / FCH/ UFRGS, 1996.
SOUZA, Edilson Fernandes de. À luz do candeeiro e o constructo do “eu” fonte: educação pela arte, ciência e política. 459 f. Tese (Promoção para classe E – Professor Titular). Universidade Federal de Pernambuco, CCS. Departamento de Educação Física, Recife, 2020a. Disponível em:https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39314. Acesso em: 29 setembro. 2023.
SOUZA, Edilson Fernandes de. Tese Auto biográfica: Os procedimentos para o constructo do “eu” fonte. Revista Brasileira de Pesquisa Autobiográfica, Salvador, v.05, n.14, p.777-795, maio/ago.2020b.
VALENÇA JUNIOR, José Vicente. Quipapá: fases e aspectos de sua história. Recife: Centro de Estudos de História Municipal/FIAM, 1986.
WEISS, Andréia. História de vida pessoal e profissional de uma professora do campo. 2013. Tese (Doutorado). Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufes.br › bitstream › tese_6478. Acesso em: 28 julho 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ivanilda Maximiano da Silva, Edilson Fernandes de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR