PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO BIOGRÁFICA

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave: história da educação; biografia; Amaro Matias; Quipapá.

Resumo

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO BIOGRÁFICA Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma síntese dos procedimentos metodológicos utilizados na construção de minha dissertação intitulada Amaro Matias:  Contribuições para a História da Educação de Quipapá-PE, defendida no dia 20 de dezembro de 2022, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Recife. Nele, relato o caminho percorrido nesse estudo biográfico o qual mobilizou gravações de áudios, arquivos vivos, institucionais e da família, pelo fato de meu objeto de estudo transitar por diversas áreas e apresentar diversas facetas. Vale ressaltar, que neste percurso metodológico me apoiei prioritariamente na história de vida, bem como na história oral proposta por Ferreira e Amado (2006), seguindo numa investigação de natureza qualitativa. Palavras-chave: história da educação; biografia; Amaro Matias; Quipapá.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanilda Maximiano da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação (2022) pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Psicopedagogia (2009) pela Universidade de Pernambuco; Graduada em Pedagogia (2006), Licenciada em Letras (2016) pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é Professora e Analista em Gestão Educacional na rede estadual de Pernambuco, exercendo ambas funções na EREM Dr. Fernando Pessôa de Méllo na cidade de Quipapá (PE). Possui experiências em disciplinas como Sociologia, Didática, Filosofia, Língua Portuguesa, História da Educação, Projeto de Vida e Investigação Científica. Além disso, possui formação complementar em Gestão Escolar (PROGEPE 2022), pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Tem experiência em bancas de avaliação de eventos culturais, avaliando tecnicamente a oralidade e escrita dos participantes.

Edilson Fernandes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, defendeu tese autobiográfica À Luz do Candeeiro e o Constructo do "eu" Fonte: educação pela arte, ciência e política (2020). Pós-doutor em Sociologia pela Universidade do Porto-Portugal (2010). Doutor em Educação Física/Estudos do Lazer, com ênfase em História e Sociologia do Esporte e Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Mestre em Educação Física e Cultura/ Imaginário Social e Atividades Corporais pela Universidade Gama Filho (1995) e graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1991). É autor dos livros Memória da copa do mundo em Pernambuco: os documentos e o monumento; Ensaios da civilização no samba; Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções, já em sua 3 edição; Representações de Afro-brasileiros: depoimentos de dançarinos atores; Violência e Lazer nos Bairros do Ibura e Nova Descoberta. Organizou os livros Histórias e memórias da educação em Pernambuco, volumes I e II; Escritos a partir de Norbert Elias, volumes I, II e III. Atualmente, é docente da Universidade Federal de Pernambuco e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Identidades e Memórias. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e líder do Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Educação/CNPq. Até o presente momento orientou 39 dissertações de mestrado, 24 teses de doutorado e cinco supervisões de Pós-doutorado. Realiza pesquisas nas áreas de Sociologia e Antropologia das Populações Afro-brasileiras, História da Educação, Saberes e Processos Civilizacionais. É pesquisador do Instituto de Estudos da África - UFPE e foi Pró-reitor de Extensão (2011-2014); ex-diretor do Núcleo de Educação Física e Desportos-NEFD (2004-2010). É pesquisador do Grupo Processos Civilizadores/CNPq. Em 2021, recebeu a Medalha do Centenário Paulo Freire (Assembleia Legislativa de Pernambuco), em 2023, recebeu a Medalha ao Mérito Educacional Professor Paulo Freire (Conselho Estadual de Educação de Pernambuco).

Referências

Referências

AVELAR, Alexandre; SCHMIDT, Benito Bisso. Dois historiadores falam sobre biografia e escrita biográfica (Entrevista). Entrevista concedida a Bruno Leal Pastor de Carvalho. In: Café História – história feita com cliques, 2017. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/biografia-e-escrita-biográfica/. Acesso: 14 out. 2023.

CARINO, Jonaedson. A biografia e sua instrumentalidade educativa. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol.20, n.67, p. 153-181, agosto. 1999.

DOSSE, François. O Desafio Biográfico – Escrever uma vida. Trad. Gilson César C> Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (Orgs.). Usos e Abusos da História Oral. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. ASSUNÇÃO, Zilma. Quipapá dos meus tempos. Caruaru: Agência Workaholic, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de janeiro, Paz e Terra, 2000.

GULLAR, Ferreira. Corpo a corpo com a linguagem. Ponta Grossa: UEPG, 1997.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 9-29.

MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de transformação. In.: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007. p. 111-140.

NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007. p. 111-140.

PASSEGGI, M. C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 41, n.1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267. Acesso em: 25 de outubro de 2023.

PEREIRA, L. M. L. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. Revista História Oral, Mariana, v. 3, n. 2000, p. 117-127, maio, 1999. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br › rho › download. Acesso em: 23 de outubro de 2023.

SCHMIDT, Benito Bisso. Uma Reflexão sobre o Gênero Biográfico: a trajetória do militante socialista Antônio Guedes Coutinho na perspectiva de sua vida cotidiana (1868-1945). (Dissertação Mestrado). Porto Alegre: / FCH/ UFRGS, 1996.

SOUZA, Edilson Fernandes de. À luz do candeeiro e o constructo do “eu” fonte: educação pela arte, ciência e política. 459 f. Tese (Promoção para classe E – Professor Titular). Universidade Federal de Pernambuco, CCS. Departamento de Educação Física, Recife, 2020a. Disponível em:https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39314. Acesso em: 29 setembro. 2023.

SOUZA, Edilson Fernandes de. Tese Auto biográfica: Os procedimentos para o constructo do “eu” fonte. Revista Brasileira de Pesquisa Autobiográfica, Salvador, v.05, n.14, p.777-795, maio/ago.2020b.

VALENÇA JUNIOR, José Vicente. Quipapá: fases e aspectos de sua história. Recife: Centro de Estudos de História Municipal/FIAM, 1986.

WEISS, Andréia. História de vida pessoal e profissional de uma professora do campo. 2013. Tese (Doutorado). Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufes.br › bitstream › tese_6478. Acesso em: 28 julho 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Maximiano da Silva, I., & Fernandes de Souza, E. (2024). PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO BIOGRÁFICA. Educação E (Trans)formação, 1(1), 39–55. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6420