PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO BIOGRÁFICA
Keywords:
Palavras-chave: história da educação; biografia; Amaro Matias; Quipapá.Abstract
METHODOLOGICAL PROCEDURES IN THE CONSTRUCTION OF A BIOGRAPHICAL DISSERTATION Abstract: This article aims to present a summary of the methodological procedures used in the construction of my dissertation entitled Amaro Matias: Contributions to the History of Education in Quipapá-PE, defended on December 20, 2022, at the Education Center of the Federal University of Pernambuco (UFPE), Recife Campus. In it, I report on the path taken in this biographical study, which mobilized audio recordings, living, institutional and family archives, due to the fact that my object of study crosses several areas and has several facets. It is worth noting that in this methodological journey I relied primarily on life history, as well as the oral history proposed by Ferreira and Amado (2006), following a qualitative investigation. Keywords: history of education; biography; Amaro Matias; Quipapá.Downloads
References
Referências
AVELAR, Alexandre; SCHMIDT, Benito Bisso. Dois historiadores falam sobre biografia e escrita biográfica (Entrevista). Entrevista concedida a Bruno Leal Pastor de Carvalho. In: Café História – história feita com cliques, 2017. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/biografia-e-escrita-biográfica/. Acesso: 14 out. 2023.
CARINO, Jonaedson. A biografia e sua instrumentalidade educativa. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol.20, n.67, p. 153-181, agosto. 1999.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico – Escrever uma vida. Trad. Gilson César C> Souza. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. (Orgs.). Usos e Abusos da História Oral. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. ASSUNÇÃO, Zilma. Quipapá dos meus tempos. Caruaru: Agência Workaholic, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de janeiro, Paz e Terra, 2000.
GULLAR, Ferreira. Corpo a corpo com a linguagem. Ponta Grossa: UEPG, 1997.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 9-29.
MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de transformação. In.: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007. p. 111-140.
NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007. p. 111-140.
PASSEGGI, M. C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Revista Roteiro, Joaçaba, v. 41, n.1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267. Acesso em: 25 de outubro de 2023.
PEREIRA, L. M. L. Algumas reflexões sobre histórias de vida, biografias e autobiografias. Revista História Oral, Mariana, v. 3, n. 2000, p. 117-127, maio, 1999. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br › rho › download. Acesso em: 23 de outubro de 2023.
SCHMIDT, Benito Bisso. Uma Reflexão sobre o Gênero Biográfico: a trajetória do militante socialista Antônio Guedes Coutinho na perspectiva de sua vida cotidiana (1868-1945). (Dissertação Mestrado). Porto Alegre: / FCH/ UFRGS, 1996.
SOUZA, Edilson Fernandes de. À luz do candeeiro e o constructo do “eu” fonte: educação pela arte, ciência e política. 459 f. Tese (Promoção para classe E – Professor Titular). Universidade Federal de Pernambuco, CCS. Departamento de Educação Física, Recife, 2020a. Disponível em:https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39314. Acesso em: 29 setembro. 2023.
SOUZA, Edilson Fernandes de. Tese Auto biográfica: Os procedimentos para o constructo do “eu” fonte. Revista Brasileira de Pesquisa Autobiográfica, Salvador, v.05, n.14, p.777-795, maio/ago.2020b.
VALENÇA JUNIOR, José Vicente. Quipapá: fases e aspectos de sua história. Recife: Centro de Estudos de História Municipal/FIAM, 1986.
WEISS, Andréia. História de vida pessoal e profissional de uma professora do campo. 2013. Tese (Doutorado). Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufes.br › bitstream › tese_6478. Acesso em: 28 julho 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ivanilda Maximiano da Silva, Edilson Fernandes de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR