PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO BIOGRÁFICA

Authors

Keywords:

Palavras-chave: história da educação; biografia; Amaro Matias; Quipapá.

Abstract

METHODOLOGICAL PROCEDURES IN THE CONSTRUCTION OF A BIOGRAPHICAL DISSERTATION Abstract: This article aims to present a summary of the methodological procedures used in the construction of my dissertation entitled Amaro Matias:  Contributions to the History of Education in Quipapá-PE, defended on December 20, 2022, at the Education Center of the Federal University of Pernambuco (UFPE), Recife Campus. In it, I report on the path taken in this biographical study, which mobilized audio recordings, living, institutional and family archives, due to the fact that my object of study crosses several areas and has several facets. It is worth noting that in this methodological journey I relied primarily on life history, as well as the oral history proposed by Ferreira and Amado (2006), following a qualitative investigation. Keywords: history of education; biography; Amaro Matias; Quipapá.  

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Author Biographies

Ivanilda Maximiano da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra em Educação (2022) pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Psicopedagogia (2009) pela Universidade de Pernambuco; Graduada em Pedagogia (2006), Licenciada em Letras (2016) pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é Professora e Analista em Gestão Educacional na rede estadual de Pernambuco, exercendo ambas funções na EREM Dr. Fernando Pessôa de Méllo na cidade de Quipapá (PE). Possui experiências em disciplinas como Sociologia, Didática, Filosofia, Língua Portuguesa, História da Educação, Projeto de Vida e Investigação Científica. Além disso, possui formação complementar em Gestão Escolar (PROGEPE 2022), pela Secretaria de Educação de Pernambuco. Tem experiência em bancas de avaliação de eventos culturais, avaliando tecnicamente a oralidade e escrita dos participantes.

Edilson Fernandes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, defendeu tese autobiográfica À Luz do Candeeiro e o Constructo do "eu" Fonte: educação pela arte, ciência e política (2020). Pós-doutor em Sociologia pela Universidade do Porto-Portugal (2010). Doutor em Educação Física/Estudos do Lazer, com ênfase em História e Sociologia do Esporte e Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Mestre em Educação Física e Cultura/ Imaginário Social e Atividades Corporais pela Universidade Gama Filho (1995) e graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1991). É autor dos livros Memória da copa do mundo em Pernambuco: os documentos e o monumento; Ensaios da civilização no samba; Entre o fogo e o vento: as práticas de batuques e o controle das emoções, já em sua 3 edição; Representações de Afro-brasileiros: depoimentos de dançarinos atores; Violência e Lazer nos Bairros do Ibura e Nova Descoberta. Organizou os livros Histórias e memórias da educação em Pernambuco, volumes I e II; Escritos a partir de Norbert Elias, volumes I, II e III. Atualmente, é docente da Universidade Federal de Pernambuco e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Identidades e Memórias. É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e líder do Grupo de Pesquisa de Teoria e História da Educação/CNPq. Até o presente momento orientou 39 dissertações de mestrado, 24 teses de doutorado e cinco supervisões de Pós-doutorado. Realiza pesquisas nas áreas de Sociologia e Antropologia das Populações Afro-brasileiras, História da Educação, Saberes e Processos Civilizacionais. É pesquisador do Instituto de Estudos da África - UFPE e foi Pró-reitor de Extensão (2011-2014); ex-diretor do Núcleo de Educação Física e Desportos-NEFD (2004-2010). É pesquisador do Grupo Processos Civilizadores/CNPq. Em 2021, recebeu a Medalha do Centenário Paulo Freire (Assembleia Legislativa de Pernambuco), em 2023, recebeu a Medalha ao Mérito Educacional Professor Paulo Freire (Conselho Estadual de Educação de Pernambuco).

References

Referências

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Published

2024-04-04

How to Cite

Maximiano da Silva, I., & Fernandes de Souza, E. (2024). PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA DISSERTAÇÃO BIOGRÁFICA. Educação E (Trans)formação, 1(1), 39–55. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6420