ANÁLISE DO CONTEÚDO DAS CONCEPÇÕES DE CORPO E METODOLOGIAS DE ENSINO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DO IPOJUCA

Autores

Palavras-chave:

Currículo. Concepção de Corpo. Metodologia de Ensino.

Resumo

A presente pesquisa investigou a contribuição dos professores para a construção do currículo da Rede Municipal de Ipojuca. Buscamos compreender quais as concepções de corpo e as metodologias de ensino que fundamentam as práticas pedagógicas dos professores em Ipojuca. Inicialmente, realizamos uma revisão bibliográfica para compreender como a concepção de corpo tem influenciado a construção dos currículos escolares ao longo das décadas. Utilizamos o referencial teórico de Saviani (2009), Silva (2011) e Neira (2011; 2018) para discutir currículo. No momento seguinte, aprofundamos nosso estudo durante os encontros de formação continuada realizados com os professores, e durante a participação no 1º Seminário de Educação Física da Rede Municipal de Ipojuca, onde foi realizada uma palestra objetivando refletir sobre as diretrizes curriculares contidas na BNCC referentes à Educação Física. Discutimos também as concepções de corpo e metodologia que poderiam fundamentar o currículo do município, tendo em vista o que historicamente tem sido apresentado. Como método de análise, coletamos dados por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e os analisamos utilizando a metodologia apresentada por Bauer e Gaskell (2002) e Bardin (2011). Defendemos que a construção do currículo sendo realizada coletivamente com a participação dos professores se aproximaria o máximo possível da realidade educacional da Rede, considerando a realidade dos alunos, bem como as características próprias da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Magno da Silva Campos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação - Universidade Fedral de Pernambuco - UFPE. Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação: Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - UNESP/UPE (2020). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Joaquim Nabuco (2015). Licenciado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco- UPE (2009). Docente da Rede Municipal do Ipojuca anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, e Educação de Jovens e Adultos. Experiência na área de ensino, atuando principalmente com Educação Física Escolar, Cultura Corporal, Práticas Esportivas na Natureza e Modalidades Aquáticas. Atua também como Docente no Centro Universitário Brasileiro - UNIBRA na condição de professor de ensino superior na área de prática de ensino.

José Luís Simões, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e professor associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco. É coordenador dos projetos de extensão universitária "Pirráias da Periferia" e "Gradação - o pré-vestibular da Inclusão". Também é coordenador geral do Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal, evento científico que se encontra na décima edição (2023), com Qualis E1. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e felicidade, educação física, esporte, escola e inclusão social.

Referências

BARDIN L. L’Analyse de contenu. Editora: Presses Universitaires de France, 1977. Análise de conteúdo. SP: Edições 70, 2011.

BAUER, M. W; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. (Original publicado em 2000).

BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n. 11/2010, de 7 de julho de 2010. Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos. Brasília, DF: CNE/CEB, 2010.

_______, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf.

CAMPOS, T. M. S. Conteúdos presentes nos discursos de professores de educação física de Ipojuca/PE acerca de suas práticas pedagógicas: uma análise das concepções de corpo e de metodologia de ensino. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF) Universidade de Pernambuco -- Recife, 2020.

CASTELLANI F. L. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.

CHIÉS, P. V. Iluminando o corpo: As contribuições científicas ao conceito de corpo. 2004. 170 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

DARIDO, S. C. JUNIOR, O. M. S. Para ensinar Educação Física: Possibilidades de intervenção na escola. 6.ed. Campinas – SP: Editora Papirus, 2010.

DARIDO, S. C. Relação entre ensinar a fazer e ensinar sobre o fazer na educação física escolar. Rio Claro-SP, 2018.

FREIRE, P. Papel da educação na humanização. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GHIRALDELLI JR., P. Educação física progressista: A pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. (10. Ed.) São Paulo: Loyola, 1991.

GODOY. A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, p. 57-63, 1995a.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v.35, n.4, p. 65-71, 1995b.

GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: Corporeidade e educação. São Paulo: Papirus, 1994.

NEIRA, M. G. Teorias pós-críticas da educação: subsídios para o debate curricular da Educação Física. Dialogia, São Paulo, n. 14, p. 195-206, 2011.

NEIRA, M. G. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, v. 40, n.3 p. 215-223, Maio, 2018.

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: motricidade, cultura e linguagem. In: NEIRA, M. G. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

RICHARDOSN, R. J. et al. Pesquisa Social, métodos e técnicas, 3º edição. São Paulo, Atlas, 2012.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica Porto Alegre: Sulina, 1986.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 41. edição. Autores Associados. Campinas, São Paulo, 2009.

SILVA, T. T. S. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Magno da Silva Campos, T., & Simões, J. L. (2024). ANÁLISE DO CONTEÚDO DAS CONCEPÇÕES DE CORPO E METODOLOGIAS DE ENSINO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DO IPOJUCA. Educação E (Trans)formação, 1(1), 72–89. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6494