ANÁLISE DO CONTEÚDO DAS CONCEPÇÕES DE CORPO E METODOLOGIAS DE ENSINO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DO IPOJUCA
Palavras-chave:
Currículo. Concepção de Corpo. Metodologia de Ensino.Resumo
A presente pesquisa investigou a contribuição dos professores para a construção do currículo da Rede Municipal de Ipojuca. Buscamos compreender quais as concepções de corpo e as metodologias de ensino que fundamentam as práticas pedagógicas dos professores em Ipojuca. Inicialmente, realizamos uma revisão bibliográfica para compreender como a concepção de corpo tem influenciado a construção dos currículos escolares ao longo das décadas. Utilizamos o referencial teórico de Saviani (2009), Silva (2011) e Neira (2011; 2018) para discutir currículo. No momento seguinte, aprofundamos nosso estudo durante os encontros de formação continuada realizados com os professores, e durante a participação no 1º Seminário de Educação Física da Rede Municipal de Ipojuca, onde foi realizada uma palestra objetivando refletir sobre as diretrizes curriculares contidas na BNCC referentes à Educação Física. Discutimos também as concepções de corpo e metodologia que poderiam fundamentar o currículo do município, tendo em vista o que historicamente tem sido apresentado. Como método de análise, coletamos dados por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e os analisamos utilizando a metodologia apresentada por Bauer e Gaskell (2002) e Bardin (2011). Defendemos que a construção do currículo sendo realizada coletivamente com a participação dos professores se aproximaria o máximo possível da realidade educacional da Rede, considerando a realidade dos alunos, bem como as características próprias da região.Downloads
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