ESCOLA NO/DO QUILOMBO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA A PARTIR DA CONQUISTA DO TERRITÓRIO DE CASTAINHO / GARANHUNS – PE

Autores

Palavras-chave:

Remanescente. Identidade. Território.

Resumo

O presente estudo trata acerca da construção da identidade quilombola a partir da conquista territorial pelos remanescentes de quilombos da comunidade de Castainho, Garanhuns/PE. O objetivo geral é analisar a construção da identidade quilombola mediante a conquista do território por meio das políticas públicas governamentais. Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado, que está inserido na linha de pesquisa Gestão e Política Educacional, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação, Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. O referencial teórico foi constituído pelos estudos que traz como base de aprofundamento teórico os autores que abordam sobre os quilombos e os quilombolas, como: Arruti (1997), Munanga (1995) e documentos que abordam a respeito da legislação vigente no Brasil sobre leis e normas destinadas aos povos quilombolas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise de documentos, revisão literária e entrevista com a liderança comunitária de Castainho.

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Biografia do Autor

Geovane dos Santos Barbosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns - UFRPE/UAG

Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Universidade Cândido Mendes (2015). Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Pernambuco, Diretoria de Educação a Distância (2018). Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (2013). Tem interesse por temas relacionados à Educação Popular, lutas emancipatórias, movimentos sociais do campo, relações de gênero e políticas públicas destinadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA). E também tem interesse por questões de metodologia da pesquisa e de produção científica.

Waldênia Leão de Carvalho, Universidade de Pernambuco - UPE

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos - NEPEJA. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia da educação, Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização.

Referências

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

Barbosa, G. dos S., & Leão de Carvalho, W. (2024). ESCOLA NO/DO QUILOMBO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA A PARTIR DA CONQUISTA DO TERRITÓRIO DE CASTAINHO / GARANHUNS – PE. Educação E (Trans)formação, 1(1), 119–133. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6625

Edição

Seção

Artigos