ESCOLA NO/DO QUILOMBO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA A PARTIR DA CONQUISTA DO TERRITÓRIO DE CASTAINHO / GARANHUNS – PE
Palavras-chave:
Remanescente. Identidade. Território.Resumo
O presente estudo trata acerca da construção da identidade quilombola a partir da conquista territorial pelos remanescentes de quilombos da comunidade de Castainho, Garanhuns/PE. O objetivo geral é analisar a construção da identidade quilombola mediante a conquista do território por meio das políticas públicas governamentais. Este estudo é um recorte da pesquisa de mestrado, que está inserido na linha de pesquisa Gestão e Política Educacional, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação, Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. O referencial teórico foi constituído pelos estudos que traz como base de aprofundamento teórico os autores que abordam sobre os quilombos e os quilombolas, como: Arruti (1997), Munanga (1995) e documentos que abordam a respeito da legislação vigente no Brasil sobre leis e normas destinadas aos povos quilombolas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com análise de documentos, revisão literária e entrevista com a liderança comunitária de Castainho.Downloads
Referências
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