EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PARA A CONSERVAÇÃO DE SERPENTES: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Conservação, Percepção, SerpentesResumo
As serpentes são animais muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. Entretanto, são muito estigmatizadas pela população, sendo mortas de forma rotineira, sem muita sensibilização, pois muitos as veem como animais perigosos e que merecem morrer. Diante disso, muitos pesquisadores desenvolvem trabalhos de análise de percepção e também de conscientização a respeito dessa temática. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de estudantes de uma escola pública de ensino médio em Quixadá, Ceará, acerca da importância e conservação das serpentes. Foram aplicados questionários com 28 alunos, tratando da percepção ambiental acerca das serpentes. Após a aplicação, foi ministrada uma palestra tratando do assunto, onde foi possível desmistificar certas crenças em relação às serpentes, como também abordar a relevância ecológica e a importância da conservação delas. Ao final da palestra, mais um questionário foi aplicado com os alunos, desta vez sobre como a formação impactou os alunos, tanto a respeito dos conhecimentos quanto de uma mudança de percepção e postura sobre o tema. Por meio deste trabalho, foi possível observar uma boa contribuição da palestra para os estudantes, proporcionando uma boa conscientização sobre o tema, o que reforça a importância da educação ambiental nas escolas e em outros espaços.Downloads
Referências
BERNARDES, L. S. et al. Uso de metodologias alternativas no ensino de ciências: um estudo realizado com o conteúdo de serpentes. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 9 (1), p. 63-76, 2016.
BOCHNER, R.; STRUCHINER, C. J. Epidemiologia dos acidentes ofídicos nos últimos 100 anos no Brasil: uma revisão. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19 (1): 7-16, 2003.
CARDOSO, J. L. C.; FAN, H. W. Introdução ao Ofidismo. In: Animais Peçonhentos no Brasil: Biologia, Clínica e Terapêutica dos Acidentes (J. L. Cardoso et al. Org.), São Paulo: Sarvier. 2003.
GUIMARÃES, C. D. O.; PALHA, M. C.; SILVA, J. C. R. Perfil clínico-epidemiológico dos acidentes ofídicos ocorridos na ilha de Colares, Pará, Amazônia oriental. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 36, n.1, p. 67-78, 2015.
MENDES, B. M. Estudo da percepção ambiental de estudantes: ferramenta para a conservação de serpentes. Revista Presença Geográfica, v. 1, n. 1, 2018.
SECCO, H. et al. Intentional snake road-kill: a case study using fake snakes on a Brazilian road. Tropical Conservation Science, vol.7 (3): 561-571, 2014.
SILVA, A. W. P. et al. Concepções sobre serpentes entre jovens estudantes do ensino médio: um diálogo entre ciência e cultura. Scientia Plena, v. 12, n. 6, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Antônio Sombra Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR