EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PARA A CONSERVAÇÃO DE SERPENTES: UM ESTUDO DE CASO
Keywords:
Conservação, Percepção, SerpentesAbstract
As serpentes são animais muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. Entretanto, são muito estigmatizadas pela população, sendo mortas de forma rotineira, sem muita sensibilização, pois muitos as veem como animais perigosos e que merecem morrer. Diante disso, muitos pesquisadores desenvolvem trabalhos de análise de percepção e também de conscientização a respeito dessa temática. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de estudantes de uma escola pública de ensino médio em Quixadá, Ceará, acerca da importância e conservação das serpentes. Foram aplicados questionários com 28 alunos, tratando da percepção ambiental acerca das serpentes. Após a aplicação, foi ministrada uma palestra tratando do assunto, onde foi possível desmistificar certas crenças em relação às serpentes, como também abordar a relevância ecológica e a importância da conservação delas. Ao final da palestra, mais um questionário foi aplicado com os alunos, desta vez sobre como a formação impactou os alunos, tanto a respeito dos conhecimentos quanto de uma mudança de percepção e postura sobre o tema. Por meio deste trabalho, foi possível observar uma boa contribuição da palestra para os estudantes, proporcionando uma boa conscientização sobre o tema, o que reforça a importância da educação ambiental nas escolas e em outros espaços.Downloads
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