EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PARA A CONSERVAÇÃO DE SERPENTES: UM ESTUDO DE CASO

Authors

Keywords:

Conservação, Percepção, Serpentes

Abstract

As serpentes são animais muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. Entretanto, são muito estigmatizadas pela população, sendo mortas de forma rotineira, sem muita sensibilização, pois muitos as veem como animais perigosos e que merecem morrer. Diante disso, muitos pesquisadores desenvolvem trabalhos de análise de percepção e também de conscientização a respeito dessa temática. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de estudantes de uma escola pública de ensino médio em Quixadá, Ceará, acerca da importância e conservação das serpentes. Foram aplicados questionários com 28 alunos, tratando da percepção ambiental acerca das serpentes. Após a aplicação, foi ministrada uma palestra tratando do assunto, onde foi possível desmistificar certas crenças em relação às serpentes, como também abordar a relevância ecológica e a importância da conservação delas. Ao final da palestra, mais um questionário foi aplicado com os alunos, desta vez sobre como a formação impactou os alunos, tanto a respeito dos conhecimentos quanto de uma mudança de percepção e postura sobre o tema. Por meio deste trabalho, foi possível observar uma boa contribuição da palestra para os estudantes, proporcionando uma boa conscientização sobre o tema, o que reforça a importância da educação ambiental nas escolas e em outros espaços.

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Author Biography

Carlos Antônio Sombra Junior, SEDUC-CE

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2015). Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2018). Professor efetivo da SEDUC, lotado na E.E.M. José Martins Rodrigues, em Quixadá - CE. Possui experiência como professor tanto na educação básica quanto no ensino superior, tendo sido professor substituto na Universidade Estadual do Ceará na área de Zoologia, no período 2019 - 2021. Possui experiência nas áreas de Zoologia, Ecologia e Ensino. É também escritor de ficção, tendo publicado quatro livros: "Contos Macabros" (2020), "Criaturas da Noite e Outras Insanidades" (2021), "Universo Sombrio" (2022) e "Escritos do Medo" (2023).

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Published

2024-06-26

How to Cite

Carlos Antônio Sombra Junior. (2024). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PARA A CONSERVAÇÃO DE SERPENTES: UM ESTUDO DE CASO. Educação E (Trans)formação, 1(1), 134–145. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6710

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Artigos