PRÁTICAS LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS
Palavras-chave:
Palavras-Chave: Práticas lúdicas. Integração. Educação Física.Resumo
Ao compreender que as práticas integradoras da cultura corporal, de caráter crítico-reflexiva, despertam o interesse dos(as) estudantes pelas aulas de Educação Física Escolar, optamos por desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso para aprofundar estudos nesta área de conhecimento. Neste sentido, para esta pesquisa desenhamos como problemáticas: Como as práticas lúdicas nas aulas de Educação Física Escolar, na modalidade remota, contribuem para a integração dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental? A problemática norteou como objetivo geral, analisar como as práticas lúdicas, em aulas de Educação Física Escolar, na modalidade remota, contribuem para a integração dos(as) estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Considerando este universo em que se insere esta pesquisa, a base epistemológica do estudo é constituída por referências teóricas crítico-reflexivas. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, toma os pressupostos etnometodológicos para sua materialidade científica, considerado os conceitos-chaves prática/realização, reflexividade e noção de membro. A vontade político-educacional de contribuir com o chão da escola, especificamente a escola pública, escolhemos como universo de pesquisa a Escola José Joaquim de Lima, da Rede Municipal de Riacho das Almas – PE, a qual localiza-se na Zona Rural daquele Município, na comunidade de Trapiá. Os instrumentos de coleta foram a observação participante e a entrevista narrativa. Os resultados demonstram o sentido e o significado das práticas lúdicas, na modalidade remota, nas aulas de Educação Física, por possibilitar a integração do coletivo de atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo.Downloads
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