PRÁTICAS LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS

Autores

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Práticas lúdicas. Integração. Educação Física.

Resumo

Ao compreender que as práticas integradoras da cultura corporal, de caráter crítico-reflexiva, despertam o interesse dos(as) estudantes pelas aulas de Educação Física Escolar, optamos por desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso para aprofundar estudos nesta área de conhecimento. Neste sentido, para esta pesquisa desenhamos como problemáticas: Como as práticas lúdicas nas aulas de Educação Física Escolar, na modalidade remota, contribuem para a integração dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental? A problemática norteou como objetivo geral, analisar como as práticas lúdicas, em aulas de Educação Física Escolar, na modalidade remota, contribuem para a integração dos(as) estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Considerando este universo em que se insere esta pesquisa, a base epistemológica do estudo é constituída por referências teóricas crítico-reflexivas. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, toma os pressupostos etnometodológicos para sua materialidade científica, considerado os conceitos-chaves prática/realização, reflexividade e noção de membro. A vontade político-educacional de contribuir com o chão da escola, especificamente a escola pública, escolhemos como universo de pesquisa a Escola José Joaquim de Lima, da Rede Municipal de Riacho das Almas – PE, a qual localiza-se na Zona Rural daquele Município, na comunidade de Trapiá. Os instrumentos de coleta foram a observação participante e a entrevista narrativa. Os resultados demonstram o sentido e o significado das práticas lúdicas, na modalidade remota, nas aulas de Educação Física, por possibilitar a integração do coletivo de atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem crítico-reflexivo.    

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Biografia do Autor

Reibson Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2020) Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2022)

Tereza Luiza de França, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Licenciatura Educação Física e Técnico Desportos UFPE(1975). Graduada em Educação Física Infantil-UPE (1972), Especialista Educação Física-UFPE(1997) Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente Professora Associada 3 -UFPE. Integrante de equipe do projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência ensino-pesquisa-extensão na área de Educação Física, com ênfase no Lazer. Atua nos seguintes temas: saberes, formação docente, profissional, corporeidade, cultura e prática pedagógica. Vice-Chefe do Departamento de Educação Física-UFPE. Orientadora no Mestrado em Educação na Universidade da Madeira. Coordenadora e Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas NIEL-DEF-UFPE no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa-CNPq. Presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Pernambuco. Membro do NDE-DEF-UFPE. Coordenadora do Estágio Supervisionado DEF-UFPE. Membro do NDE-DEF-UFPE 

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Publicado

2025-03-26

Como Citar

Silva, R., & Luiza de França, T. (2025). PRÁTICAS LÚDICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS. Educação E (Trans)formação, 1(1), 1–15. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7138

Edição

Seção

Artigos