LEITURA DE POESIA E AFORISMOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

Autores

  • Ginete Cavalcante Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar algumas considerações a respeito do trabalho com leitura de poesias e aforismos no 6º Ano do Ensino fundamental, considerando a importância do trabalho com esse gênero no Ensino Fundamental, apresentaremos também uma proposta didática para realizar o trabalho com leitura de poesias e aforismos nesta etapa de ensino, para isso, o trabalho com Aforismos está pautado na obra de Hélder Herik em A Invenção dos Avós (2013). Nesse contexto, percebe-se que, na maioria das vezes, há uma tendência de o poema ser apresentado na escola como mero pretexto para análise gramatical ou questionamentos sobre o aspecto formal. Para discorrer sobre o tema, utilizou-se como base teórica, os trabalhos de Cosson (2006 e 2014) e Paulino (2007), quanto ao tratamento do letramento literário; as reflexões a respeito do ensino de literatura de, Pinheiro (2002) e Sorrenti (2007) e Nunes (2016), especificamente sobre ensino de poesia e aforismos; e, de forma geral, sobre ensino de literatura, Bernardo (2002), Candido (2004) Colomer (2007), Jouve (2012) e Todorov (2009). Dessa maneira, busca-se percepções sobre questões do ensino do poema e aforismos para a promoção da leitura literária no 6º Ano do Ensino Fundamental como uma forma de instigar o aluno a continuar lendo textos literários durante o Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-29

Como Citar

Nunes, G. C. (2016). LEITURA DE POESIA E AFORISMOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA. Educação E (Trans)formação, 1(2), 98–113. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/880

Edição

Seção

Artigos