O USO DA CAIXA DE JOGOS DO CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM (CEEL) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Jogos DidáticosResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o uso dos jogos didáticos de alfabetização distribuídos pelo Ministério da Educação, para as turmas do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com quatro professoras do município de Jucati-PE. Os dados foram analisados a partir de teóricos como Soares (2004), Ferreiro (1991), Morais (2012), Kishimoto (2008), Ide (2008), Huizinga (1993), Freire (1996) e o Manual Didático de Jogos de Alfabetização (2014). A utilização de entrevistas semiestruturadas nos permitiram compreender como os professores concebem o uso desse material em sala de aula, se obtiveram formação sobre como utilizá-los, quais as contribuições para a aprendizagem dos alunos e a importância da caixa de jogos como elemento facilitador dessa aprendizagem.Downloads
Referências
Ferreiro 1991, Soares 2004, Huizinga 1993, Morais 2012, Ide 2008, Freire 1996, Kishimoto 2010, Manual Didático de Jogos de Alfabetização 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Jogos de Alfabetização. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2014-02/20140210152238-mec_ufpe_manual_de_jogos_didaticos_revisado.pdf. Acesso em: 15 Dezembro 2014.
FERREIRO. Emília. Reflexões sobre alfabetização. R. Fac. Educ, São Paulo, v. 17 ns. p. 212- 216, jan./dez. 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Disponível em: http://jnsilva.ludicum.org/Huizinga_HomoLudens.pdf. Acesso em: 15 Dezembro de 2014.
IDE, Sahda Marta. O jogo e o fracasso escolar. In: KISHIMOTO, Tizuko M. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
KISHIMOTO, T. M. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2010.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo. Editora Melhoramentos, 2012.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: Caminhos e Descaminhos. In: Pátio –Revista Pedagógica de 29 fev. 2004, pela Artmed Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR