GÊNERO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE DISCUSSÕES DESSA TEMÁTICA NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Susana Alves de Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco- Unidade Acadêmica de Garanhuns
  • José Maria de Barros Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco-Unidade Academica de Garanhuns

Palavras-chave:

Gênero. Identidade. Diversidade Sexual. Educação. Currículo.

Resumo

O presente artigo busca destacar a importância e a necessidade de se trabalhar gênero, identidade e diversidade no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que surgiu da curiosidade dos autores em conhecer melhor sobre o assunto e da carência desse tema nos cursos de formação. A questão de pesquisa que buscamos responder foi: quais as principais implicações de incluir discussões sobre gênero e sexualidade no âmbito escolar? Para responder essa questão, o presente artigo tem como principal objetivo compreender quais as implicações de abordar gênero e sexualidade no âmbito escolar diante do currículo, da proposta pedagógica e da formação inicial de professores. Bem como verificar as consequências da omissão ou inclusão desse tema em sala de aula e entender como essas questões perpassam o ambiente escolar na construção de identidades. Para sustentar a presente pesquisa tivemos como autores principais Barbosa e Guizzo (2016), Jesus et al (2008), Louro (2000), Meyer (2004), Butler (1990), entre outros. As discussões mostram que é essencial incluir essas questões na escola para diminuir preconceito, discriminação, violência e para auxiliar pessoas na construção de identidades.

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Referências

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Publicado

2016-10-29

Como Citar

de Araújo, S. A., & de Barros Júnior, J. M. (2016). GÊNERO, IDENTIDADE E DIVERSIDADE SEXUAL: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE DISCUSSÕES DESSA TEMÁTICA NO ÂMBITO ESCOLAR. Educação E (Trans)formação, 1(2), 63–80. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/994

Edição

Seção

Artigos