VIVENCIANDO A AFETIVIDADE ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Érica Raiane de Santana Galvão Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG)
  • Chirley Carvalho Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG)

Keywords:

Estágio, afetividade, lúdico.

Abstract

O estágio supervisionado é essencial para a formação inicial do pedagogo. É uma rica oportunidade de aprendizado e vivências em sala. Este relato de experiência visa apresentar alguns aspectos observados em uma turma do Infantil I em uma Escola Municipal de Garanhuns-PE, além de apresentar um recorte de algumas das atividades que foram desenvolvidas no projeto de intervenção. O projeto desenvolvido teve o tema de “Vivenciando a afetividade através de jogos e brincadeiras pedagógicas”. Foram levadas leituras para rodas de conversa, vídeos, brincadeiras e atividades que visaram promover a afetividade em sala. Para a teorização do projeto interagiu-se com os seguintes autores: Oliveira (2007), Winnicott (1995), Freire (1995), Teixeira (2010), entre outros. Os resultados apontam que o estágio é fundamental para o aprendizado do pedagogo em formação e que o projeto aplicado trouxe uma melhor vivência das relações sociais em sala, pois percebeu-se que os alunos começaram a interagir mais, a ter uma vivência com maior afetividade e motivação. 

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Author Biographies

Érica Raiane de Santana Galvão, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG)

Graduanda em Pedagogia

Chirley Carvalho Alves, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG)

Graduanda em Pedagogia

References

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Published

2018-11-11

How to Cite

Galvão, Érica R. de S., & Alves, C. C. (2018). VIVENCIANDO A AFETIVIDADE ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE EXPERIÊNCIA. Educação E (Trans)formação, 135–148. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2074