AS PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
Considerando que as práticas de leitura na Educação Infantil possibilitam o interesse e gosto pela leitura, o presente artigo propõe identificar como as práticas de leitura acontecem na sala de aula, bem com os recursos que as professoras dizem utilizar em sala de aula. Analisamos com ajuda de autores como Brandão e Rosa (2010) que discutem a leitura como atividade que deve acontecer diariamente. Sendo assim, um momento prazeroso que deve acontecer não por obrigação e que desde muito cedo o ser humano consegue fazer leitura do que o cerca. Identificamos ainda a diferença entre roda de leitura e contação de história com ajuda dos autores. Para realização da pesquisa escolhemos uma Escola Municipal que atende apenas a Educação Infantil, da cidade de Caetés-PE. Dessa forma, desempenhamos uma pesquisa com abordagem qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada, que foram gravadas e transcritas, posteriormente. Contamos com cinco sujeitos, que nos forneceram informações, sendo eles quatro professoras titular e uma professora apoio, ocorreu apenas uma visita a instituição para coleta de dados. A partir dos dados obtidos com a entrevista, é possível notar que, em todas as salas da instituição, acontece diariamente roda de leitura ou contação história e semanalmente as crianças são levadas a sala de leitura, onde se encontra a maioria dos recursos que a escola oferece, tais como fantoches e livros. Assim as professoras seguem um cronograma estabelecido pela coordenadora para que haja organização, e todas as salas possam aproveitar deste recurso.Downloads
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Published
2020-06-18
How to Cite
Silva, N. de F., & Barros, G. A. da S. (2020). AS PRÁTICAS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação E (Trans)formação, 5(1), 18–32. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2758
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Artigos
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