DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO: RAZÕES DE UMA AGENDA POLÍTICA VOLTADA À JUVENTUDE E À EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL DE PERNAMBUCO
Keywords:
Política Educacional. Política de Juventude. Capital Humano. Formação Humana.Abstract
A partir dos anos 2000, a economia de Pernambuco iniciou um processo de recuperação das suas taxas de crescimento, fato que favoreceu ao estado um ambiente mais competitivo para se lançar no cenário nacional e internacional. Alguns investimentos em face desse novo quadro econômico são necessários destacar: uma refinaria de petróleo, um estaleiro de grande porte, um polo poliéster e um polo automotivo. As políticas de juventude e educação (em tempo) integral, criadas em 2008, resultaram desses novos arranjos econômico-sociais e figuraram neste contexto de modernização e reorganização das estruturas produtivas como iniciativas para formação de capital humano. Este estudo tem como propósito analisar os aspectos político-ideológicos do Plano Estadual de Juventude de Pernambuco e a Política de Educação Integral, vinculando-os, de forma mais ampla, às estratégias das agendas internacionais voltadas ao desenvolvimento econômico de países como o Brasil. Consideramos que estas iniciativas legais, elaboradas segundo os pressupostos que regulam a economia de mercado, limitam significativamente os horizontes do segmento jovem da população, por supor que essas regulamentações possam garantir o melhoramento das suas condições de vida material e simbólica. No caminho inverso, defendemos aqui uma educação pautada nas contribuições de Antonio Gramsci nos termos da formação humana e do princípio educativo. Verificamos o avanço na oferta pública do modelo de educação (em tempo) integral nos dez anos transcorridos após a criação da política, mas que esse fator não conduziu à transformação social apregoada pela pauta política em torno de uma sociedade econômica e socialmente sustentada.Downloads
References
ALVES, Giovanni. Dimensões da Reestruturação produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2 ed. Londrina: Praxis, 2007. Disponível em: http://www.giovannialves.org/DRP.pdf. Acesso em: 10 de fev. de 2019.
BENDASSOLLI, Pedro Fernando. Público, privado e o indivíduo no novo capitalismo. Tempos Soc. São Paulo: USP, Vol. 12, n. 2, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702000000200014. Acesso em: 2 de jul de 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 20 de jul. de 2019.
CASTELO, Rodrigo. A “questão social” e o social-liberalismo brasileiro: contribuição à crítica da noção do desenvolvimento econômico com equidade. Revista Emancipação, Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa; v. 8, n. 1, 2008 pag. 23-35. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/112. Acesso em: 1 de dez. de 2018.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômica social e capitalista. São Paulo: Cortez, 1989.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Introdução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, Volume 1, 1999. Disponível em: http://www.rabaneda.adv.br/download/Ciencias%20Pol%EDticas/Gramsci-Cadernos-Do-Carcere-Vol-I.pdf. Acesso em: 01 de ago. de 2018.
______. Os intelectuais e a organização da cultura. In COUTINHO, Carlos Nelson. Civilização Brasileira, 4ª ed. RJ, 1982.
IBEGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2018. Rio de Janeiro: Coordenação de população e indicadores sociais 2018. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf. Acesso em: 5 de jun. de 2019.
______. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2010. Coordenação de população e indicadores sociais. Rio de Janeiro. 2010. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv45700.pdf. Acesso em: 5 de jun. de 2019.
Investimentos produtivos e infraestrutura econômica - Pernambuco e o contexto nacional. Revista NEGOCIOS PE. 42ª EDIÇÃO. 2016. Disponível em: http://www.revistanegociospe.com.br/materia/INVESTIMENTOS-PRODUTIVOS-E-INFRAESTRUTURA-ECONOMICA---PERNAMBUCO-E-O-CONTEXTO-NACIONAL. Acesso em: 21 de nov. de 2018.
KUENZER. Acácia Zeneida. Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. Acácia Zeneida Kuenzer (org). 6 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LIMA, João Policarpo R.; SICSÚ, Abraham Benzaquem; PADILHA Maria Fernanda F. G. Economia de Pernambuco: transformações recentes e perspectivas no contexto regional globalizado. Revista Econômica do Nordeste. Fortaleza: Banco do Nordeste, v. 38, nº 4, out-dez. 2007. Disponível em: www.bnb.gov.br/projwebren/Exec/artigoRenPDF.aspx?cd_artigo_ren=1062. Acesso em: 1 de jun. de 2018.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2 ed. São Paulo, Boitempo, 2008. Disponível em: file:///F:/A%20educacao%20para%20alem%20do%20capital%20-%20Istvan%20Meszaros.pdf. Acesso em: 30 de out. de 2018.
MOTTA, Vânia. Da ideologia do capital humano à ideologia do capital social: as políticas de desenvolvimento do milênio e os novos mecanismos hegemônicos de educar para o conformismo. 2007. 394f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – UFRJ, Rio de Janeiro Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040798.pdf Acesso em: 03 de ago. de 2018.
NETO, Aristides Monteiro. VERGOLINO, José Raimundo de Oliveira. Pernambuco 2000-2013: sociedade, economia e governo. Estudos Estados Brasileiros. São Paulo: Fundação Perseu Abram, 2014. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/wp-content/uploads/sites/5/2017/05/Pernambuco-web-ok.pdf. Acesso em: 26 de ago. de 2019.
PERNAMBUCO. Lei Complementar nº 125, de 10 de julho de 2008. Cria o Programa de Educação Integral. 2008. Disponível em: http://legis.alepe.pe.gov.br/. Acesso em: 07 de set. de 2018.
______. Lei nº 13.608, de 31 de outubro de 2008, aprova o Plano Estadual de Juventude. 2008b Disponível em: http://legis.alepe.pe.gov.br/. Acesso em: 02 de set. de 2018.
_______Todos por Pernambuco: Mapa da Estratégia para 2008. Pernambuco, 2008c. Disponível em: http://www2.seplag.pe.gov.br/c/document_library/get_file?p_l_id=18614&folderId=51133&name=DLFE-3665.pdf. Acesso em: 10 de jun. de 2018.
______. Lei Complementar Nº 364, de 30 de junho de 2017 altera a Lei Complementar n. 125/08. Disponível em: http://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=5148&tipo=TEXTOATUALIZADO. Acesso em: 30 de dez. de 2018.
PERONI, Vera Maria Vidal: Múltiplas formas de materialização do privado na educação básica pública no Brasil: sujeitos e conteúdo da proposta. Currículo sem fronteiras: UFRGS, Porto Alegre. v. 18, n. 1, p. 212-238, jan./abr. 2018. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org. Acesso em: 20 de jul. de 2019.
SANTIAGO, Frederico Marcio Leandro. Educação e desenvolvimento em pernambuco entre 2004 e 2014: Desvelando os nexos do Programa de Educação Integral com o rejuvenescimento da Teoria do Capital Humano. 4014. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea). UFPE, Caruaru. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/15100/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20final%20PDF%203.pdf. Acesso em: 30 de jul. de 2018.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
TONET, Ivo. Marxismo, Educação e Pedagogia Socialista. Revista Germinal: Marxismo e educação em debate. Salvador: UFBA, v. 8, n. 1, p. 37-46. 2016. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16978/11704. Acesso em: 20 de mar. de 2018.
ZAIDAN, Michel. A Honra do imperador. Recife: NEEPD, UFPE, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR