A INCLUSÃO DE UMA ALUNA SURDA NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: UM ESTUDO DE CASO

Authors

  • Sheila Enaura Silva de Almeida Instituto Federal de Alagoas (IFAL – Santana do Ipanema/AL)

Keywords:

Inclusão.Surdez.Escola.Estratégias de ensino

Abstract

Possibilitar a inclusão de surdos na escola regular é uma responsabilidade que tem recaído sobre os profissionais da educação, que, em meio a leis que garantem o acesso à educação, mas ainda com muitas barreiras para sua efetivação devido à carência de políticas públicas eficientes, têm buscado criar um ambiente escolar que permita não apenas a inserção de surdos, mas sua inclusão, de modo que tanto a aprendizagem quanto as relações sociais sejam estabelecidas em seu processo educacional. Este artigo tem como objetivo analisar as estratégias de ensino dos professores e as práticas educacionais do Instituto Federal de Alagoas, campus Santana do Ipanema, com vistas à contribuição destas para a inclusão de uma aluna surda desta unidade de ensino. Buscou-se coletar informações que englobaram desde as providências tomadas pela instituição, ante a chegada da aluna ao campus, até as estratégias utilizadas pelos professores para possibilitar o seu processo de ensino-aprendizagem e a relação da aluna com colegas de sala e docentes. Para isso, a pesquisadora realizou duas entrevistas do tipo estruturadas: uma com a intérprete de Libras e outra com a aluna surda. Também foram aplicados questionários com questões semi-abertas para 2 membros da equipe gestora e 14 professores da aluna. A pesquisa revelou que a instituição cumpriu seu papel em fazer a aluna se sentir acolhida e parte integrante da comunidade escolar, bem como permitiu um avanço no seu desenvolvimento intelectual e social, por meio das ações da equipe gestora, dos professores e da intérprete de Libras.

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Acesso em: 16 set. 2019.

Published

2020-12-22

How to Cite

Almeida, S. E. S. de. (2020). A INCLUSÃO DE UMA ALUNA SURDA NO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS: UM ESTUDO DE CASO. Educação E (Trans)formação, 36–53. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3027