UM LEVANTAMENTO DA HISTORIOGRAFIA SOBRE OS PRIMÓRDIOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Authors

Keywords:

Historiografia, Universidade de Brasília, História da Educação

Abstract

O objetivo deste artigo, inserido na área de história da educação, é empreender um breve levantamento da historiografia sobre os primórdios da Universidade de Brasília, disponível em forma de teses, dissertações, artigos científicos, capítulos de livros e livros. Em termos metodológicos, envolveu uma investigação em periódicos da área de história da educação, no Google Scholar, no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e na Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB). A partir dos protocolos de pesquisa utilizados, chegou-se a um corpus de 12 trabalhos abordando a história da Universidade de Brasília, que foram divididos em três grupos: trabalhos que conferem centralidade à Darcy Ribeiro e sua atuação na constituição da UnB; trabalhos institucionais, produzidos em comemoração a marcos da história da Universidade de Brasília e trabalhos que abordam a história da universidade por outras perspectivas.  Boa parte dos estudos estão focados na pessoa de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, deixando de aprofundar o olhar sobre outros atores que também tiveram parte na história da UnB, sobretudo professores e estudantes. Os trabalhos institucionais, por sua vez, também se preocupam com a manutenção de uma certa memória em torno da Universidade Necessária, colocando igualmente sua atenção no pioneirismo e idealismo dos seus fundadores, particularmente, Darcy Ribeiro. Os dois estudos localizados que não se movem entre Darcy Ribeiro e a memória institucional, anunciam a pertinência de investimentos sobre outros aspectos da trajetória histórica da Universidade de Brasília, particularmente, o seu cotidiano.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cláudia Barreto Azevedo, Universidade de Brasília

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, com formação acadêmica diversificada. Graduada em História pelo Centro Universitário de Brasília em 2005 e pós-graduada em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília em 2007. Atualmente, exerce o cargo de Servidora Pública Federal na Universidade de Brasília como Assistente de Direção da Faculdade de Tecnologia - UNB.

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília

Professor Adjunto de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Modalidade Profissional) da Universidade de Brasília. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná, na linha de História e Historiografia da Educação (2015), com estágios de pós-doutorado na área de História da Educação na UFPR (2015-2017) e na UFU (2023-2024). Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e em Filosofia (Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes equivalente a Licenciatura) pelo Claretiano Centro Universitário (2014). Líder do GRUPHE-UnB/CNPq - Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília. No campo editorial, foi membro do corpo de editores da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do INEP (2018-2023) tendo participado, também, do Conselho Editorial da Revista Participação DEX/UnB (2018-2022). É membro do Conselho Editorial das Coleções do NEPIE-UFPR. No âmbito da gestão, atuou na coordenação do Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (CEDUC-FE) (2016-2019) e na subchefia do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da UnB (2019-2022). Desenvolve pesquisa na área de História da Educação Brasileira nos séculos XIX e XX, sobre as seguintes temáticas: História da Infância, História da Escolarização Primária, História das Culturas Escolares, História da Cultura Material Escolar, Egodocumentos, História da Educação em Brasília e no Distrito Federal. É Sócio da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da qual foi vice-coordenador do GT de História da Educação na regional Centro-Oeste (2018-2022).

References

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. O Inep e o planejamento do sistema público de ensino de Brasília nos anos 1950. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 103, n. 263, p. 87-94, jan.-abr. 2022.

BEZERRA, Miguel Joaquim. UnB 50 anos com Brasília. 1962-2012. Brasília: Edição do Autor, 2012.

BOMENY, Helena. Universidade de Brasília: filha da utopia de reparação. Revista Sociedade e Estado. Brasília, v. 31, p. 1003-1028, 2016.

CAMARGO, Murilo Silva de et al. (orgs.). Darcy Ribeiro e a UnB: a universidade necessária no século XXI. Brasília: Editora da UnB, 2022.

CAMARGO, Murilo; LAZARTE, Leonardo. O plano orientador da Universidade de Brasília e suas repercussões na Universidade brasileira atual. In: VILLAR, José Luiz; CASTIONI, Remi (orgs.). Diálogos entre Anísio e Darcy: o projeto da UnB e a educação brasileira. Brasília: Verbena Editora, 2012, p. 167-217.

FONSECA, Marília Bárbara da. Darcy Ribeiro e a Fundação Universidade de Brasília: uma perspectiva histórica e educativa (1960-1964) (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2021.

IBAÑEZ, Antonio. (org.). UnB 30 anos. Brasília: Editora da UnB, 1992.

JORGE, Thaís de Mendonça (org.). UnB 50 anos – história contada: a história da Universidade de Brasília contada por seus personagens (reportagens, depoimentos, entrevistas). Brasília: Editora da UnB, 2012.

LONGO, Clerismar Aparecido. Gestão Cristóvam Buarque: a redemocratização na Universidade de Brasília (1985-1989) (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília. Brasília, 2014.

NÓBREGA, Juliana Regina Avelar da; FARRERO, Jordi Garcia; PULINO, Lúcia Helena Cavazin Zabotto. Darcy Ribeiro e o projeto da Universidade de Brasília: uma práxis em processo. History of Education in Latino America. Natal, v. 4, p. 2-21, 2021.

RIBEIRO, Darcy. Discurso na Cerimônia de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa. Gravação em vídeo, 1995.

SALMERON, Roberto. A Universidade Interrompida: Brasília, 1964-1965. Brasília: Editora da UnB, 2012.

SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Historiografia. In: Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2009, p. 189-193.

SOUZA, Sílvio Cláudio. O pensamento-ação de Darcy Ribeiro e a universidade brasileira: repensando a Universidade Necessária (Doutorado em Políticas Públicas). Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.

TEIXEIRA, Anísio. Plano de construções escolares de Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 35, n. 81, p. 195-199, jan./mar. 1961.

VILLAR, José Luiz; CASTIONI, Remi (orgs.). Diálogos entre Anísio e Darcy: o projeto da UnB e a educação brasileira. Brasília: Verbena Editora, 2012.

Published

2024-05-27

How to Cite

Barreto Azevedo, C., & Tuchinski dos Anjos, J. J. (2024). UM LEVANTAMENTO DA HISTORIOGRAFIA SOBRE OS PRIMÓRDIOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Educação E (Trans)formação, 1(1), 104–118. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6635

Issue

Section

Artigos