Formação de Professores para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: Uma Análise de Pesquisas na Revista Educação e Transformação

Authors

Keywords:

Formação de professores. Ensino de Matemática. Pedagogia. Metodologias ativas.

Abstract

This study aimed to analyze experiences and research on innovative pedagogical practices in Mathematics teaching during the early years of Elementary Education, based on publications from the journal Educação e (Trans)formação. The study addresses the challenges faced by teachers, especially those related to generalist training and the fragility of disciplinary foundations in Mathematics, common in Pedagogy courses. The methodology involved a literature review, engaging with authors such as Nacarato, Fiorentini, Smole, and Diniz, among others, who advocate for more meaningful, contextualized teaching practices that promote problem-solving. The results indicate that active methodologies, such as the use of games and manipulable materials, contribute to the development of students' logical reasoning and autonomy, while also highlighting the need for initial training that integrates mathematical content, didactics, and reflective practices. It is concluded that strengthening teacher training is essential for overcoming traditional practices and building more effective and socially relevant Mathematics education.

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Author Biographies

Maria Débora De Lima Souza, Universidade Estadual da Paraíba UEPB

Professora substituta na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB).Graduada do curso de Licenciatura em Pedagogia pela UFRPE-UAG, possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Participou do Programa Residência Pedagógica onde desenvolveu atividades relacionadas a disciplina de Matemática, cumprindo carga horária de 440 horas conforme determinação da CAPES; participou do VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática-EPEM na qualidade de monitora do evento; atuou como monitora na disciplina acadêmica de Avaliação da Aprendizagem. Realizou pesquisa na área de ensino de Matemática a partir de situações problemas para o Trabalho de Conclusão do Curso-TCC. Integrante do Grupo de Estudo em Educação Matemática e Ensino de Ciências- GEEMEC, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco- UFAPE, tendo como coordenador o professor Luciano Cavalcanti do Nascimento e como coordenadora a professor Glória Cavalcanti.

MARIA DAS GRAÇAS de lima Souza filha, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial. Atua como professora na rede municipal de ensino de São João, Pernambuco, dedicando-se à promoção de práticas pedagógicas inclusivas e ao desenvolvimento integral de seus estudantes.

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Published

2025-10-22

How to Cite

De Lima Souza, M. D., & de lima Souza filha, M. D. G. (2025). Formação de Professores para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais: Uma Análise de Pesquisas na Revista Educação e Transformação. Educação E (Trans)formação, 1(1), 149–161. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/7823