A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NA GESTÃO ESCOLAR: O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Autores/as

  • LUCIANA GOMES TEIXEIRA NASCIMENTO Universidade Federal da Paraíba
  • Thamyris Mariana Camarote Mandú Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Curso de Pedagogia. Formação Inicial. Gestão escolar.

Resumen

Este artigo trata da análise acerca da formação oferecida no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus I para a atuação do pedagogo na área de gestão, no campo escolar. A pesquisa se justifica, pois, a formação do pedagogo para atuar na gestão escolar é uma temática não muito explorada nas produções acadêmicas da instituição. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e tem como lócus o curso de Pedagogia ofertado no Campus I da UFPB, tendo como procedimentos de coleta de dados a pesquisa documental dos principais documentos norteadores do curso (Projeto Político-Pedagógico do Curso e Matriz Curricular) e das ementas das disciplinas que tratam sobre a Gestão. A análise dos documentos nos permitiu considerar que o Curso de Pedagogia da universidade pesquisada, embora ocupe um espaço reduzido, atende ao que determinam as DCNs, ofertando disciplinas: Gestão Educacional, Estágio Supervisionado I - Gestão Educacional, Planejamento Educacional (obrigatórias) e Organização do Trabalho Pedagógico (optativa), que estão situadas diretamente no campo da gestão, contribuindo, assim, na formação do pedagogo para atuar na gestão escolar.

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Biografía del autor/a

LUCIANA GOMES TEIXEIRA NASCIMENTO, Universidade Federal da Paraíba

Estudante concluinto do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba.

Thamyris Mariana Camarote Mandú, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunto A da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação. Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (2017). Possui mestrado em Educação pela UFPE (2013) e graduação em Pedagogia, também pela UFPE (2010).

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Publicado

2020-01-10

Cómo citar

NASCIMENTO, L. G. T., & Mandú, T. M. C. (2020). A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NA GESTÃO ESCOLAR: O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Educação E (Trans)formação, 4(2), 47–62. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2776

Número

Sección

Artigos