A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NA GESTÃO ESCOLAR: O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Autores/as

  • LUCIANA GOMES TEIXEIRA NASCIMENTO Universidade Federal da Paraíba
  • Thamyris Mariana Camarote Mandú Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Curso de Pedagogia. Formação Inicial. Gestão escolar.

Resumen

Este artigo trata da análise acerca da formação oferecida no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Campus I para a atuação do pedagogo na área de gestão, no campo escolar. A pesquisa se justifica, pois, a formação do pedagogo para atuar na gestão escolar é uma temática não muito explorada nas produções acadêmicas da instituição. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e tem como lócus o curso de Pedagogia ofertado no Campus I da UFPB, tendo como procedimentos de coleta de dados a pesquisa documental dos principais documentos norteadores do curso (Projeto Político-Pedagógico do Curso e Matriz Curricular) e das ementas das disciplinas que tratam sobre a Gestão. A análise dos documentos nos permitiu considerar que o Curso de Pedagogia da universidade pesquisada, embora ocupe um espaço reduzido, atende ao que determinam as DCNs, ofertando disciplinas: Gestão Educacional, Estágio Supervisionado I - Gestão Educacional, Planejamento Educacional (obrigatórias) e Organização do Trabalho Pedagógico (optativa), que estão situadas diretamente no campo da gestão, contribuindo, assim, na formação do pedagogo para atuar na gestão escolar.

Descargas

Biografía del autor/a

LUCIANA GOMES TEIXEIRA NASCIMENTO, Universidade Federal da Paraíba

Estudante concluinto do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba.

Thamyris Mariana Camarote Mandú, Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunto A da Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação. Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE (2017). Possui mestrado em Educação pela UFPE (2013) e graduação em Pedagogia, também pela UFPE (2010).

Citas

BARBOSA, Andréa Haddad. O Tempo e o Espaço da Administração Educacional na Formação do Pedagogo: um mapeamento a partir dos projetos político-pedagógicos de universidades públicas. 2014. Tese (Doutor em educação), Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília, 2014.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edição 70, 2009.

BEBER, Bianca Ligabue da Fonseca Costa. O papel do gestor na construção de uma escola de qualidade. 2013. Monografia (Especialização em Gestão Educacional). Universidade Federal de Santa Maria, Ijuí, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/293/Beber_Bianca_Ligabue_da_Fonseca_Costa.pdf?sequence=1. Acesso em: 15 mai. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n º 1/2006, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 01 abr. 2019.

BRITO, Kelly Brandão de; ROCHA, Luciana Alves. Formação de Pedagogos: desafios e perspectivas no campo de atuação. In: IV FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia Parnaíba – PI, Campina Grande: Realize, v. 1, jun., 2012. ISSN 2316-1086. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/61062562e6b01d7c3aec940143055d83_1004.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019.

DANIEL, Mírian Queiroz de Souza. A gestão escolar da educação básica: a construção da gestão entre a formação e o trabalho. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

FRANÇA, Darliana Sidicléa. Formação de Gestores: um processo complexo e desafiador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/511/Franca_Darliana_Sidiclea.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 mar. 2019.

GODOY, Arilda Schimidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr., São Paulo, 1995. ISSN 2178-938X . Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a08v35n2.pdf. Acesso em: 26 mar. 2019.

GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes. 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. Revisada e Ampliada. Goiânia: Alternativa, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LUCK, Heloísa. Dimensões de Gestão Escolar e suas Competências. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2009.

LUCK, Heloísa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. In: LUCK, Heloísa (Org.). Gestão escolar e formação de gestores. In: Em Aberto. v. 17, n. 72, p. 11-33, fev/jun, Brasília, 2000. ISSN 0104-1037. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/viewIssue/234/74. Acesso em 22 abr. 2019.

PAZ, Ana Célia de Oliveira. A Formação Profissional do Gestor Escolar: alicerce para uma postura verdadeiramente democrática. In: CADERNOS CIMEAC. v. 2, n. 1. Ribeirão Preto, 2012. ISSN 2178-9770. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1433/1205. Acesso em 22 abr. 2019.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia - Campus I/UFPB. João Pessoa, 2006. Disponível em: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=2663759. Acesso em 20 abr. 2019.

Publicado

2020-01-10

Cómo citar

NASCIMENTO, L. G. T., & Mandú, T. M. C. (2020). A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA ATUAR NA GESTÃO ESCOLAR: O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Educação E (Trans)formação, 4(2), 47–62. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2776

Número

Sección

Artigos