A ATUAÇÃO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): UMA EXPERIÊNCIA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL

Autores/as

  • Luciene Marques da Silva Escola Municipal Professora Marinete Neves – Palmeira dos Índios/AL
  • Graciele Oliveira Faustino Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Palabras clave:

Atendimento Educacional Especializado. Inclusão. Atuação docente. Experiência.

Resumen

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) está atrelado à perspectiva inclusiva da educação, na qual todas as pessoas devem ter direito de acesso à Educação. Dentre os muitos discursos que atravessam a educação inclusiva está o da falta de preparação dos professores para atuarem nessa modalidade de ensino. Esta pesquisa, portanto, teve o objetivo de analisar a atuação dos professores do AEE, a partir de uma experiência docente. A metodologia consistiu em fazer uma pesquisa de inspiração de análise documental, em que foram utilizados documentos legais sobre o Atendimento Educacional Especializado, e também em apresentar um relato de experiência docente no AEE, em uma escola de Palmeira dos Índios/AL. Foi utilizada a noção de experiência, de Jorge Larrosa, como ferramenta conceitual, para pensar a experiência subjetiva de professores do AEE. Foi possível concluir que: 1) A legislação normatiza a atuação do professor do AEE, apontando para que esse educador seja especialista na área; e 2) Esse atendimento tem seguido o que preconiza a política nacional, mas compete ao professor a responsabilidade pela sua formação continuada e pelo desenvolvimento de suas atividades, de acordo com as necessidades educacionais especiais que surgem nesse espaço. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-12-22

Cómo citar

da Silva, L. M., & Oliveira Faustino, G. . (2020). A ATUAÇÃO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): UMA EXPERIÊNCIA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL. Educação E (Trans)formação, 194–209. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3230

Número

Sección

Artigos