PROJETANDO COM A AGROECOLOGIA: UMA FORMA DE REPENSAR A PRÁTICA EXTENSIONISTA

Autores/as

  • Hacsa Priscila Soares de Oliveira Estudante do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Júlia Figueredo Benzaquen Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco Doutora em “Pós-colonialismos e cidadania global” pela Universidade de Coimbra – Portugal
  • Luis Antonio da Silva Soares Mestrando no Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX) da Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Waldemir Carneiro de Albuquerque Neto Estudante de Licenciatura em Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, bolsista de extensão

Palabras clave:

Agroecologia, Universidade, Extensão.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar um projeto de extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que tem como foco de ação a agroecologia. O projeto que serviu de estudo de caso se denomina “Grupo de Agroecologia & Permacultura- Txai: Projetando com Agroecologia” e foi aprovado em edital interno da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para ser executado durante o ano de 2015. Havia um conjunto de ações previstas para serem realizadas, no âmbito desse projeto, tais quais o cultivo dos solos, cuidado com a água, hortas comunitárias, farmácia viva (fitoterapia), oficinas de bioconstrução, cine debate, eventos culturais e confecções de zines e material gráfico. O local que acolheu o projeto foi Nova Morada, comunidade vizinha à UFRPE, localizada no bairro da Várzea, na cidade do Recife. As atividades desenvolvidas durante um ano de projeto se resumiu a reuniões de articulação e consolidação de um grupo de pessoas responsável para construir fisicamente e gerir autonomamente a Escola Comunitária de Artes e Reforço Escolar (ECARE Nova Morada). A ECARE trabalha com os princípios da educação não-formal e já existia antes do projeto de extensão, mas o grupo estava bastante frágil antes dessa intervenção. Durante todo o processo, a agroecologia foi entendida como algo mais que uma simples técnica de produção de alimentos, a agroecologia foi praticada enquanto um programa político e filosófico de práxis holística, que questiona a ideia tradicional de desenvolvimento e de extensão.

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Publicado

2016-04-18

Cómo citar

Oliveira, H. P. S. de, Benzaquen, J. F., Soares, L. A. da S., & Albuquerque Neto, W. C. de. (2016). PROJETANDO COM A AGROECOLOGIA: UMA FORMA DE REPENSAR A PRÁTICA EXTENSIONISTA. Educação E (Trans)formação, 1(1). Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/770

Número

Sección

Artigos