PROJETANDO COM A AGROECOLOGIA: UMA FORMA DE REPENSAR A PRÁTICA EXTENSIONISTA
Palabras clave:
Agroecologia, Universidade, Extensão.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar um projeto de extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que tem como foco de ação a agroecologia. O projeto que serviu de estudo de caso se denomina “Grupo de Agroecologia & Permacultura- Txai: Projetando com Agroecologia” e foi aprovado em edital interno da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para ser executado durante o ano de 2015. Havia um conjunto de ações previstas para serem realizadas, no âmbito desse projeto, tais quais o cultivo dos solos, cuidado com a água, hortas comunitárias, farmácia viva (fitoterapia), oficinas de bioconstrução, cine debate, eventos culturais e confecções de zines e material gráfico. O local que acolheu o projeto foi Nova Morada, comunidade vizinha à UFRPE, localizada no bairro da Várzea, na cidade do Recife. As atividades desenvolvidas durante um ano de projeto se resumiu a reuniões de articulação e consolidação de um grupo de pessoas responsável para construir fisicamente e gerir autonomamente a Escola Comunitária de Artes e Reforço Escolar (ECARE Nova Morada). A ECARE trabalha com os princípios da educação não-formal e já existia antes do projeto de extensão, mas o grupo estava bastante frágil antes dessa intervenção. Durante todo o processo, a agroecologia foi entendida como algo mais que uma simples técnica de produção de alimentos, a agroecologia foi praticada enquanto um programa político e filosófico de práxis holística, que questiona a ideia tradicional de desenvolvimento e de extensão.Descargas
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