MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE FEITA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE GARANHUNS

Autores

  • Viviane Maria Ferreira Universidade Federal Rural de Pernambuco-Unidade Acadêmica de Garanhuns

Palavras-chave:

Autoestima. Trabalho. Professor. Educação.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar através de um questionário, a autoestima profissional do professor da educação básica, considerando o atual contexto político e social que esse sujeito vivência. Sendo a autoestima a forma como o indivíduo si percebe e que influencia diretamente na sua relação com outras pessoas. Entende-se que, se o professor não estiver satisfeito com si mesmo em relação ao seu trabalho, o seu desempenho profissional e a sua relação com seus alunos serão prejudicados, assim como o processo de ensino e aprendizagem. Mediante aspectos como, desvalorização profissional e salarial, duplas jornadas de trabalhos, falta de materiais, indisciplinas entre outros, o trabalho do professor vem se tornando uma profissão cada vez menos atrativa e com isso, a autoestima desse profissional corre riscos de ser prejudicada.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Ferreira, V. M. (2020). MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE FEITA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE GARANHUNS. Educação E (Trans)formação, 5(2), 1–16. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3022

Edição

Seção

Artigos