O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: ALGUMAS REFLEXÕES
Palavras-chave:
Identidade Cultural, Projeto Político Pedagógico, EscolaResumo
Este artigo parte de reflexões surgidas do trabalho de conclusão de curso para a graduação de Licenciatura em Pedagogia na UFRPE/UAG. A pesquisa foi executada em duas escolas da rede pública da cidade de Garanhuns-PE, com o objetivo de analisar como é tratada a Identidade Cultural no Projeto Político Pedagógico (PPP) das instituições de ensino. Analisamos os PPPs das escolas e entrevistamos representantes da gestão escolar das instituições para analisarmos se os seus discursos sobre identidade cultural coincidiam com a proposta apresentada em tais documentos. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo, a partir das contribuições de Bardin (2004). Os resultados apontaram que o PPP das instituições se esforça para responder às determinações legais a ele inerentes. Em relação às determinações da LDB, os documentos foram fruto da participação de representantes da comunidade escolar. Considerando as orientações do PCN que trata diretamente da Pluralidade Cultural, identificamos nos documentos das escolas questões que abordam a Identidade Cultural, como a formação do cidadão crítico, a participação consciente, o estímulo à autonomia e a inserção do educando de forma ativa no mundo social; além de contemplar elementos da cultura local nos conteúdos da Educação Básica através do trabalho interdisciplinar e/ ou transversal. Nossos achados apontam para pesquisas futuras que se debrucem sobre as iniciativas de efetivação das propostas expostas nos PPPs, a fim de analisarmos se as intenções apresentadas nos projetos são norteadoras das ações políticas pedagógicas das instituições ou apenas respostas às exigências legais.Downloads
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