A internet na Educação e o dilema de uma nova linguagem na construção do sujeito
Palavras-chave:
Linguagem, Educação, Tecnologia, Comunicação, ÉticaResumo
O objetivo deste estudo é analisar a crise da sociedade tecnológica a partir dos elementos constitutivos da educação e da linguagem digital, tentando compreender o abismo existente entre elas. Nesse sentido, entendemos a linguagem virtual como a ideologização de uma técnica. Por outro lado, a historicidade do ensino-aprendizagem presencial, considerando o contexto do espírito grego, da ilustração e da modernidade, faz pressupor uma educação, na Sociedade da Informação, mais distanciada da formação para a cidadania. Discutindo a possibilidade da Internet como instrumento de consolidação de uma nova linguagem de inclusão, procuramos também debater a sua possibilidade de contribuição para dirimir a crise do trabalho no modelo socioeconômico do capitalismo de consumo reinante. Por fim, valorizaremos o processo filosófico da linguagem que tem acompanhado essa mudança, realizando um debate da razão prática, quanto à contingência das normas ou da moral sem obrigações. Enfim, refletiremos sobre uma atitude da filosofia contemporânea para a questão tecnológica, na instauração de uma linguagem pluralista e a possibilidade de uma ética compatível para um mundo digital que reencontre o sujeito contemporâneo.Downloads
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