A internet na Educação e o dilema de uma nova linguagem na construção do sujeito

Autores

  • Washington Luiz Martins da Silva
  • Renato Campos Pordeus

Palavras-chave:

Linguagem, Educação, Tecnologia, Comunicação, Ética

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a crise da sociedade tecnológica a partir dos elementos constitutivos da educação e da linguagem digital, tentando compreender o abismo existente entre elas. Nesse sentido, entendemos a linguagem virtual como a ideologização de uma técnica. Por outro lado, a historicidade do ensino-aprendizagem presencial, considerando o contexto do espírito grego, da ilustração e da modernidade, faz pressupor uma educação, na Sociedade da Informação, mais distanciada da formação para a cidadania. Discutindo a possibilidade da Internet como instrumento de consolidação de uma nova linguagem de inclusão, procuramos também debater a sua possibilidade de contribuição para dirimir a crise do trabalho no modelo socioeconômico do capitalismo de consumo reinante. Por fim, valorizaremos o processo filosófico da linguagem que tem acompanhado essa mudança, realizando um debate da razão prática, quanto à contingência das normas ou da moral sem obrigações. Enfim, refletiremos sobre uma atitude da filosofia contemporânea para a questão tecnológica, na instauração de uma linguagem pluralista e a possibilidade de uma ética compatível para um mundo digital que reencontre o sujeito contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Washington Luiz Martins da Silva

Professor do Departamento de Filosofia da UFPE, Doutor Suma cun Laude, com Diploma de EstudosAvançados em Filosofia, pela Universidad de Barcelona, e Diploma de Estudos Especializados em Filosofiada Tecnologia, pela Universidad Autônoma de Barcelona.

Renato Campos Pordeus

Bacharel em Relações Internacionais, Especialista em Ética pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestrando em Filosofia, pela Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

ADORNO, Theodor W., Horkheimer, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1985.

ALCOBERRO, R. Textos de TecnoÉtica. Filosofia e Pensamento. Girona, 2002.

ARISTÓTELES. Política. Madri, Espanha: Centro de Estúdios Constitucionales, 1989.

BARBERO, Jesus Martin. Dos Meios às Mediações. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997

BENJAMIM, Walter. Magia e Técnica Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.

__________. La era de la Información. Madrid, Espanha: Trotta, 1998

CATALÁN, Miguel. Códigos Éticos de Publicidad y Marketing. Madrid, Espanha: Ariel, 2000

CAMPS, Victoria. Paradojas de Individualismo. Barcelona, Espanha: Crítica, 1999.

DINIZ, Esaú. Ética e Deontologia dos Formadores. Lisboa, Portugal: FIACID, 1996.

FREIRE, Paulo. Uma Educação Para a Liberdade. Porto, Portugal: Textos Marginais, 1974.

FROMM, Erich. Conceito Marxista do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1964.

FROMM, Erich. O medo à liberdade. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1981.

GALBRAITH, Jonh Kennet. La Sociedad opulenta. Barcelona, Espanha: Ariel, 1992

, La Cultura de la Satisfación. Madri, Espanha: Ariel,1997.

GUIDDENS, Anthony. As conseqüências da Modernidade. São Paulo: UNESP, 1991.

HABERMAS, J. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

HARBEMAS, Jügen. Para a Reconstrução do Materialismo Histórico. São Paulo: Brasiliense, 1983.

HARBEMAS, Jürgen. Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa, Portugal: Edição 70, 1997.

HIMANEN, Pekka. La Ética del Hacker. Madrid, Espanha: Contexto, 2001

HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. Rio de Janeiro: Labor do Brasil, 1976.

HORKHEIMER, Max. Teoria Crítica I. EDUSP: São Paulo, 1990.

JAMESON, Frederic. A Cultura do dinheiro. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2001.

KÜNG, Hans. Uma Ética Global para a Política e Economias Mundiais. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 1999.

LEVI, Steven. Hackers, héroes de la Revolución Informática. Madrid, Espanha: Planeta Agustin, 1984.

LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora DPQA, 2002.

LYOTARD, Jean-François. O Pós-Moderno. Rio de Janeiro: José Olymipio, 1988.

MARCUSE, Herbert. Cultura e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

MARX, Karl. Engels, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Centauro, 2002.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do Bem e do Mal. Prelúdio a uma Filosofia do Futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

PÉREZ-LATRE, Francisco Javier. Planificación y Gestión de Médios Publicitários. Madrid, Espanha: Ariel, 2000.

PLATÃO. Diálogos. In Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril, 1979.

MARTINS, Washington, Repensar a Democracia, a Tecnología e o Pluralismo. Recife, Pernambuco: Elógica- Livro Rápido, 2005.

PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, v.I.

RAYMOND, E. S. “La catedral y el bazar”, in Revista de Ocidente. Madrid, Espanha. nº 226, 2000

SLATER, Phil. Origem e Significado da Escola de Frankfurt. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1978.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2000.

Downloads

Publicado

2021-03-18

Como Citar

Martins da Silva, W. L. ., & Campos Pordeus, R. . (2021). A internet na Educação e o dilema de uma nova linguagem na construção do sujeito. Encontros De Vista, 1(1), 4–21. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4222

Edição

Seção

Artigos