A internet na Educação e o dilema de uma nova linguagem na construção do sujeito

Autores/as

  • Washington Luiz Martins da Silva
  • Renato Campos Pordeus

Palabras clave:

Linguagem, Educação, Tecnologia, Comunicação, Ética

Resumen

O objetivo deste estudo é analisar a crise da sociedade tecnológica a partir dos elementos constitutivos da educação e da linguagem digital, tentando compreender o abismo existente entre elas. Nesse sentido, entendemos a linguagem virtual como a ideologização de uma técnica. Por outro lado, a historicidade do ensino-aprendizagem presencial, considerando o contexto do espírito grego, da ilustração e da modernidade, faz pressupor uma educação, na Sociedade da Informação, mais distanciada da formação para a cidadania. Discutindo a possibilidade da Internet como instrumento de consolidação de uma nova linguagem de inclusão, procuramos também debater a sua possibilidade de contribuição para dirimir a crise do trabalho no modelo socioeconômico do capitalismo de consumo reinante. Por fim, valorizaremos o processo filosófico da linguagem que tem acompanhado essa mudança, realizando um debate da razão prática, quanto à contingência das normas ou da moral sem obrigações. Enfim, refletiremos sobre uma atitude da filosofia contemporânea para a questão tecnológica, na instauração de uma linguagem pluralista e a possibilidade de uma ética compatível para um mundo digital que reencontre o sujeito contemporâneo.

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Biografía del autor/a

Washington Luiz Martins da Silva

Professor do Departamento de Filosofia da UFPE, Doutor Suma cun Laude, com Diploma de EstudosAvançados em Filosofia, pela Universidad de Barcelona, e Diploma de Estudos Especializados em Filosofiada Tecnologia, pela Universidad Autônoma de Barcelona.

Renato Campos Pordeus

Bacharel em Relações Internacionais, Especialista em Ética pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestrando em Filosofia, pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2021-03-18

Cómo citar

Martins da Silva, W. L. ., & Campos Pordeus, R. . (2021). A internet na Educação e o dilema de uma nova linguagem na construção do sujeito. Encontros De Vista, 1(1), 4–21. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4222

Número

Sección

Artigos