A construção identitária em Balaio de Bugre, de Hélio Serejo
Palavras-chave:
Construção identitária, Balaio de Bugre, Hélio SerejoResumo
O objetivo deste artigo é pesquisar a manifestação da construção identitária na obra Balaio de Bugre (2008) do escritor sul-mato-grossense Hélio Serejo, onde se encontra figurada a construção de uma identidade multicultural a partir do “caldo” cultural transfronteiriço, produto da associação entre as culturas brasileira, paraguaia e guarani, bem como dos migrantes presentes na região, relatado nos contos, causos, crônicas, relatos, poemas e demais textualidades da obra do escritor sul-mato-grossense, tentando compreender o conceito de identidade e de identidade sul-mato-grossense como uma construção histórica, cultural e discursiva. Dessa forma, entendemos que na obra de Serejo não aflora a imagem de sujeitos “típicos”, isto é, portadores das características da construção de uma tradição idealizada (sempre, de algum modo, inventada), mas aflora um sujeito híbrido em suas práticas sociais multiculturais. Percebemos como característica dessa produção “regional” de Serejo, a extrapolação do local, por meio do diálogo regional/universal, bem como pela mistura de culturas ali presentes. Essa maneira peculiar de se relacionar com os hábitos e com os costumes da fronteira extrapola a carga imagética local, uma vez que essa relação que indica dado comportamento cultural, essa interação com o meio permite a reflexão sobre os elementos: homem/terra, homem/cultura, homem/homem, culminando no relato históricoficcional, cujo registro se dá por meio de uma literatura híbrida e marcada culturalmente.Downloads
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