As Mulheres inviáveis nas Memórias Póstumas de Brás Cubas

Autores

  • Cícera Araújo de Sousa Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Fabiana Alexandre Martins Universidade Federal de Campina Grande, UFCG
  • Carlos Gildemar Pontes Universidade Federal de Campina Grande, UFCG

Palavras-chave:

Mulheres, Ironia, Brás Cubas

Resumo

As Mulheres Inviáveis na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance realista de Machado de Assis, é o foco desta análise, que tem por objetivo destacar o posicionamento do narrador sobre as personagens, levando-se em conta os aspectos sociais e psicológicos na construção dos perfis das mulheres Marcela, Virgília, Eugênia e Nhã-Loló. Os comentários irônicos do narrador levam-nos a crer que esta representação se constitui numa forma de inviabilizar as mulheres do ponto de vista moral. As personagens femininas são descritas como interesseiras, dissimuladas, sensuais, eróticas, traiçoeiras e caprichosas, certamente pelo fato de que o romance apresenta as opiniões e os julgamentos de apenas uma das partes, no caso Brás Cubas, um homem que não dedicou sua vida a nada de grandioso ou respeitável, inseguro, fracassado, fútil... O que nos levou a pesquisar a caracterização de uma mulher para outra foi à maneira como cada uma representa a visão do amor na vida de Brás Cubas, como também a crítica feita, a partir delas, à sociedade da época de Machado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Araújo de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG

Aluna do sexto período de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras.

Fabiana Alexandre Martins, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG

Aluna do sexto período de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras.

Carlos Gildemar Pontes, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG

Professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras,orientador deste trabalho.

Referências

COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. 18ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

MACHADO DE ASSIS, José Maria. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Revisão: Antônio Sanseverino e Luís Augusto Fischer. Porto Alegre, RS: Editora L&PM POCKET, 2008.

MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. Prosa de Ficção: de 1870 a 1920. 3ª ed. Rio de Janeiro: J. Olympio; Brasília, DF: INL, 1973.

RIBEIRO, Luis Felipe. Mulheres de Papel: Um Estudo do Imaginário em José de Alencar e Machado de Assis. Niterói, RJ: EDUFF, 1996

STEIN, Ingrid. Figuras Femininas em Machado de Assis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. (Coleção Literatura e Teoria Literária, v.54).

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Sousa, C. A. de, Martins, F. A., & Pontes, C. G. (2021). As Mulheres inviáveis nas Memórias Póstumas de Brás Cubas. Encontros De Vista, 4(2), 34–43. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4417

Edição

Seção

Artigos