As Mulheres inviáveis nas Memórias Póstumas de Brás Cubas
Palabras clave:
Mulheres, Ironia, Brás CubasResumen
As Mulheres Inviáveis na obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance realista de Machado de Assis, é o foco desta análise, que tem por objetivo destacar o posicionamento do narrador sobre as personagens, levando-se em conta os aspectos sociais e psicológicos na construção dos perfis das mulheres Marcela, Virgília, Eugênia e Nhã-Loló. Os comentários irônicos do narrador levam-nos a crer que esta representação se constitui numa forma de inviabilizar as mulheres do ponto de vista moral. As personagens femininas são descritas como interesseiras, dissimuladas, sensuais, eróticas, traiçoeiras e caprichosas, certamente pelo fato de que o romance apresenta as opiniões e os julgamentos de apenas uma das partes, no caso Brás Cubas, um homem que não dedicou sua vida a nada de grandioso ou respeitável, inseguro, fracassado, fútil... O que nos levou a pesquisar a caracterização de uma mulher para outra foi à maneira como cada uma representa a visão do amor na vida de Brás Cubas, como também a crítica feita, a partir delas, à sociedade da época de Machado.Descargas
Citas
COUTINHO, Afrânio. Introdução à Literatura no Brasil. 18ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
MACHADO DE ASSIS, José Maria. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Revisão: Antônio Sanseverino e Luís Augusto Fischer. Porto Alegre, RS: Editora L&PM POCKET, 2008.
MIGUEL-PEREIRA, Lúcia. Prosa de Ficção: de 1870 a 1920. 3ª ed. Rio de Janeiro: J. Olympio; Brasília, DF: INL, 1973.
RIBEIRO, Luis Felipe. Mulheres de Papel: Um Estudo do Imaginário em José de Alencar e Machado de Assis. Niterói, RJ: EDUFF, 1996
STEIN, Ingrid. Figuras Femininas em Machado de Assis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. (Coleção Literatura e Teoria Literária, v.54).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Encontros de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.